Diversas ações na Serra irão marcar o Dia Municipal da Mulher Negra, comemorado no dia 25 de julho, criado por lei na Serra em 2013. Debates, exposições fotográficas e oficinas voltadas ao à identidade da mulher negra e da cultura afro-brasileira.
Em Jardim Carapina, de 25 a 27 de julho, o CRAS/CAI do bairro, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, vai promover várias atividades alusivas à data, que também é comemorado em todo Brasil e na América Latina.
Haverá a exposição fotográfica “Dandaras – Mulheres Negras”. A exposição, que fica disponível para visitação durante todos os dias de evento, tem como objetivo dar visibilidade às mulheres negras que, com suas histórias de vida, lutam por uma sociedade sem violência, contra o racismo, por igualdade de oportunidades e atuam por uma sociedade mais justa.
Além da exposição fotográfica, também poderão ser conferidas atividades culturais relacionadas à representatividade como oficina de penteados e turbantes, maquiagem para pele negra, curso de estamparia organizado pelo Movimento de Brigadas Populares, Capoterapia e movimento de capoeira organizado apenas por mulheres, além de apresentações musicais: voz e violão, Sarau de poesia e aulas de dança (ballet e break) e o show afro da Cia Cultural Motumbaxé.
Já em Central Carapina, tem o 3º Encontro das Coroas, com roda de conversa, dança e oficinas de penteado afro na sede do projeto Caminho do Bem. Leia os detalhes clicando aqui.
Sobre a data
Comemorado no dia 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha foi criado em 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas. A data fortalece e amplia as organizações e a identidade das mulheres negras.
No Brasil, uma lei criada em 2014 também tornou essa data o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza foi uma líder quilombola no século XVIII, no Mato Grosso. Com a morte de seu companheiro, ela assumiu a luta da comunidade negra e indígena contra os opressores portugueses até a destruição do quilombo onde vivia.
Na Serra, o Dia Municipal da Mulher Negra foi instituído pela Lei Municipal nº 4.106, de 10 de outubro de 2013.