Categories: Divirta-se na Serra

Exposição fotográfica celebra Dia Municipal da Mulher Negra na Serra

Atividades culturais celebram Dia da Mulher Negra (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Diversas ações na Serra irão marcar o Dia Municipal da Mulher Negra, comemorado no dia 25 de julho, criado por lei na Serra em 2013. Debates, exposições fotográficas e oficinas voltadas ao à identidade da mulher negra e da cultura afro-brasileira.

Em Jardim Carapina, de 25 a 27 de julho, o CRAS/CAI do bairro, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, vai promover várias atividades alusivas à data, que também é comemorado em todo Brasil e na América Latina.

Haverá a exposição fotográfica “Dandaras – Mulheres Negras”. A exposição, que fica disponível para visitação durante todos os dias de evento, tem como objetivo dar visibilidade às mulheres negras que, com suas histórias de vida, lutam por uma sociedade sem violência, contra o racismo, por igualdade de oportunidades e atuam por uma sociedade mais justa.

Além da exposição fotográfica, também poderão ser conferidas atividades culturais relacionadas à representatividade como oficina de penteados e turbantes, maquiagem para pele negra, curso de estamparia organizado pelo Movimento de Brigadas Populares, Capoterapia e movimento de capoeira organizado apenas por mulheres, além de apresentações musicais: voz e violão, Sarau de poesia e aulas de dança (ballet e break) e o show afro da Cia Cultural Motumbaxé.

Já em Central Carapina, tem o 3º Encontro das Coroas, com roda de conversa, dança e oficinas de penteado afro na sede do projeto Caminho do Bem. Leia os detalhes clicando aqui.

Sobre a data

Comemorado no dia 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha foi criado em 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas. A data fortalece e amplia as organizações e a identidade das mulheres negras.

No Brasil, uma lei criada em 2014 também tornou essa data o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza foi uma líder quilombola no século XVIII, no Mato Grosso. Com a morte de seu companheiro, ela assumiu a luta da comunidade negra e indígena contra os opressores portugueses até a destruição do quilombo onde vivia.

Na Serra, o Dia Municipal da Mulher Negra foi instituído pela Lei Municipal nº 4.106, de 10 de outubro de 2013.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Três Marias: trilha e pôr do sol a 600 metros de altitude na Serra neste sábado (8)

As Três Marias ficam a 600 metros de altitude e fazem parte da Área de Preservação Ambiental Mestre Álvaro, na…

11 horas atrás

Outback abre vagas de emprego para sua nova loja na Serra

O Outback abriu vagas de emprego para sua nova loja, que vai funcionar no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Crédito:…

12 horas atrás

‘Nova oposição’ na Serra ameaça espaço ocupado por Pablo Muribeca

Pablo Muribeca, Agente Dias e Pastor Dinho: Na política, não há vácuo de poder. Crédito: Divulgação. Embora tenha perdido a…

12 horas atrás

Ano letivo da Serra começa com oito novas escolas, modernização de salas de aula e mais professores

Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra Novas escolas, salas de aula modernas e climatizadas, eventos escolares que integram a comunidade escolar e…

12 horas atrás

Forró Deck 16 traz Os 3 do Nordeste para show exclusivo na Serra neste sábado (8)

O grande destaque deste sábado (8) do Deck 16 será o show exclusivo do grupo Os 3 do Nordeste, que…

13 horas atrás

Pedro Halle se destaca no marketing digital e entra de vez no audiovisual

Pedro atua como roteirista, fotógrafo, filmmaker, produtor audiovisual e webdesigner. Crédito: Divulgação Pedro Luiz Marques Filho, mais conhecido como Pedro…

14 horas atrás