Em sua décima edição o projeto Biblioteca Viva, do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), recebe a partir desta quinta-feira (20) a exposição “A Beira” do fotógrafo Rogério Caldeira. A entrada é gratuita e as obras permanecerão expostas até o dia 11 de setembro.
As imagens retratam a Grande Vitória pelo olhar sensível do artista, que costuma utilizar um smartphone para produzir os registros durante seus passeios de bicicleta.
Segundo Caldeira ele Fotografa na rotina de trabalho, quando vai passear, a beleza dos objetos, as ruas, as paisagens, os ipês e as pessoas que também compõem as cenas que os olhos percebem. “Fotografo o que me toca, se desejar paro, volto o caminho, troco de caminho para fotografar a cena”, afirma.
O artista
Rogério Caldeira é fotógrafo e professor de Educação Física que, com os olhos atentos, faz um registro fotográfico rotineiro e prazeroso, um hábito do dia a dia, que realiza desde aproximadamente 10 anos de idade.
Em 2007 realizou a exposição “Brincadeiras de Quintal” no CMEI Darcy Vargas, em Santo Antônio, Vitória, com registros de crianças, suas brincadeiras e brinquedos. E, agora em 2015 a exposição “Nós”, na Emparede Galeria de Arte, em Santo Antônio, retratando cenas do seu cotidiano e o da cidade.
Convidado em 2015 pelo Instituto Jones dos Santos Neves, dentro do projeto Biblioteca Viva, apresenta a exposição “A Beira”, fazendo alusão a cenas, imagens e objetos da Ilha de Vitória e à provocação com o sentido das palavras e das imagens.
Serviço
Exposição “A Beira”, de Rogério Caldeira
Data: De segunda a sexta-feira, de 20 de agosto a 11 de setembro.
Horários: Pela manhã, entre 09 e 12 horas e à tarde, das 14h às 17h30.
Local: Biblioteca do IJSN, na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2.524, 1º Andar, bairro Jesus de Nazareth, em Vitória/ES.