Você já pensou em como seria um mundo sem trabalho infantil? Os números mostram que ainda estamos longe de transformar a utopia em realidade.
Segundo levantamento feito pela Fundação Abrinq, no Guia Cenário da Infância e Adolescência – 2016, no Brasil, mais de 3,3 milhões de crianças e adolescentes (entre 7 e 17 anos) exercem algum tipo de trabalho infantil.
Dentre as crianças de 0 a 14 anos, encontram-se 44% em situação de pobreza e 17% em situação de extrema pobreza.
A naturalização do trabalho é um dos principais fatores para o dado elevado. A sociedade tem uma imagem de que é melhor uma criança trabalhando do que na rua. Mito que precisa ser combatido.
Por isso, o Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo e o Ministério Público do Trabalho apresentam a exposição itinerante Um mundo sem trabalho infantil. A mostra faz parte das ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, do Tribunal Superior do Trabalho.
A exposição vem sendo realizada em vários Estados, com o objetivo de conscientizar os visitantes sobre os riscos que o trabalho infantil representa. O grande destaque são os painéis interativos, que permitem experimentar as dificuldades do trabalho realizado por crianças.
Haverá também um espaço voltado para o entretenimento, no qual as crianças terão a oportunidade de desenhar, pintar, ler revistas em quadrinhos relacionadas ao tema trabalho infantil e interagir.
A exposição será gratuita e estará aberta ao público de terça-feira a domingo, até 8 de janeiro, durante o horário de funcionamento do shopping.
Serviço:
Exposição Itinerante Um Mundo sem Trabalho Infantil
Inauguração: 13 de dezembro às 19h30
Local: Shopping Mestre Álvaro – Piso L3
(próximo à torre comercial e à decoração de Natal)
Período da exposição: 13/12/2016 a 8/1/2017, de terça-feira a domingo, no horário de funcionamento do shopping.