Uma viagem no tempo pela Serra do século passado. Para quem conheceu, uma oportunidade para rever e relembrar. Para os mais novos a chance de conhecer como a Serra era a partir de 1945 e sua evolução. É a exposição de fotos antigas “Serra: Pelas lentes do tempo” que começa na próxima quinta-feira (10) no Museu Histórico da Serra. A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. A entrada é gratuita. O museu fica localizado na Rua Cassiano Castelo, 22, Serra-sede.
“A exposição é o retrato de uma paisagem bucólica. As fotos antigas mostram a evolução do município em todos os aspectos. Conta com fotos tiradas a partir de 1945 e retratam uma paisagem calma e de interior”, explicou Maria Helena Firmo Pagotto, diretora de cultura da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) da Serra.
As fotos são do acervo da Prefeitura da Serra, do Museu Histórico da Serra, do Livro Memória Fotográfica da Serra do fotógrafo Paulo de Barros, e de sites como IBGE entre outros. A exposição mostra o centro da Serra ainda em formação, assim como os bairros de Nova Almeida e Jacaraípe. São registros antigos e atuais tirados de ângulos parecidos e que revelam um pouco de cada fase do município e exprime o quanto a cidade se desenvolveu ao longo dos anos sem perder algumas de suas características marcantes.
O município da Serra foi criado em 1833, com território desmembrado de Vitória, em 19 de março de 1849. Foi deflagrado um movimento de libertação dos escravos em São José do Queimado. No século XIX, a Serra muito se desenvolveu por ser um entreposto de comércio para a região norte do estado. E ainda, pela sua produção de açúcar e café.