A partir desta sexta-feira (11) duas exposições de arte celebrando os 167 anos da Insurreição de Queimado estarão disponíveis para visitação no município.
As duas exposições estarão disponíveis na Serra-sede – uma na Casa do Congo e a outra no Museu Histórico da Serra – e poderão ser visitadas de até o dia 15 de abril, sempre de segunda a sexta-feira.
Na Casa do Congo estará disponível a exposição “Negros do Espírito Santo”, uma série de fotografias que fizeram parte do livro Negros do Espírito Santo, de Carla Osório, Adriana Bravim e Leonor de Araujo Santanna.
As fotos da exposição têm como objetivo mostrar que diferentemente de sua cultura, reconhecida como parte integrante de um sistema maior – a cultura brasileira -, a contribuição do negro como mão de obra escrava, na construção da economia do país, não figura como “orgulho nacional”. Negros do Espírito Santo relata também como vivem e quem são os negros de comunidades espalhadas de norte a sul do Espírito Santo.
Navio negreiro
De autoria do artista plástico Cacá Miled, a exposição Navio Negreiro reúne sete telas, que retratam por meio de desenhos, gravuras e pinturas, o cotidiano do Brasil colônia trabalhadas com técnicas distintas: aquarela sobre seda e encáustica, que mistura cera de abelha com pigmentos. Como resultado, surge uma nova obra estampada manualmente, com acabamento em bordado e pintura.
Serviço
Exposições de arte para celebrar os 167 anos da Insurreição de Queimado
– Negros do Espírito Santo, de Carla Osório, Adriana Bravim e Leonor de Araujo Santanna
Local: Casa do Congo, na rua Cassiano Castelo, em Serra Sede
Dias: segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas
– Navio Negreiro, de Cacá Muled
Local: Museu Histórico da Serra, na rua Cassiano Castelo, em Serra Sede
Dias: segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas