Depois de toda uma polêmica nacional envolvendo o uso obrigatório do extintor de incêndio em carros, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu na quinta-feira (17) que o uso do equipamento em carros, caminhonetes, e triciclos de cabine fechadas, será opcional.
Tudo aconteceu devido a uma nova avaliação técnica e consulta aos setores envolvidos, incluindo representantes dos extintores, Corpo de Bombeiros e da indústria automobilística. Apenas veículos usados comercialmente para transporte de passageiros e de carga, como caminhões, caminhões-trator, micro-ônibus, ônibus e destinados ao transporte de produtos perigosos terão que usar obrigatoriamente os extintores tipo ABC.
Lembrando que quem não estiver com o extintor em dia poderá tomar uma multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.
O Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, disse que na maioria dos países da Europa não existe a obrigatoriedade. Pelo simples motivo de que as autoridades consideram a falta de treinamento e despreparo dos motoristas, o que pode gerar um risco maior à pessoa do que o próprio incêndio.
A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, diz que de 800 incêndios em veículos cobertos por seguros, destes só 24, o que significa 3%, apenas esse número usou o extintor.