Da Rede Sustentabilidade, Fábio Duarte traz em seu programa de governo para a prefeitura da Serra protocolado no TRE uma série de propostas na área ambiental. Apoiado pelo prefeito Audifax, Fábio quer ampliar coleta seletiva e de entulho, conter ocupações em áreas verdes, fazer obras no litoral contra o avanço do mar, dentre outras propostas.
Em seu plano de governo,o candidato também diz que pretende implantar monitoramento da poluição do ar na cidade. Hoje só o governo Estadual faz esse trabalho. Fala ainda em ampliar o monitoramento de rios, córregos e lagoas. Defende a recuperação da nascente Sete Bicas em José de Anchieta II.
Diz que irá articular com a concessionária de esgoto Cesan e a parceira Ambiental Serra a expansão das redes para áreas de ocupações irregulares porém já consolidadas. Promete finalizar estudo sobre drenagem e manejo das águas da chuva.
O programa de Fábio traz também proposta de arborização das áreas urbanas, com criação de plano específico para esta ação. Outra proposta é de assumir a gestão do Parque Caminho do Mar, estrutura que é mais voltada para o lazer e que a Vale está construindo em Bicanga.
A educação ambiental é outro eixo presente no programa. Se eleito, Fábio pretende ampliá-la e usar mais o espaço das Áreas de Proteção Ambiental (APA´s) da Serra para tal. E dentro do eixo resíduos sólidos, defende a escolha de uma área para receber entulho e projeto piloto de compostagem para aproveitamento do lixo orgânico que pretende coletar separadamente.
Por fim, Fábio propõe revitalizar o Horto da Serra Sede. E implantar de espaços pet em áreas públicas espalhadas pela cidade.
Esta é a quarta reportagem da editoria sobre o que os candidatos a prefeito da Serra trazem de propostas para a área ambiental em seus respectivos programas de governo. A publicação das reportagens segue a ordem alfabética dos postulantes ao executivo municipal. A íntegra do programa de Fábio Duarte e dos demais candidatos pode ser conferida aqui.