Notícias

Fábrica de Empregos Capixaba: Serra gera 30% do saldo de postos de trabalho em setembro no ES

Crédito: Divulgação

Em setembro, a Serra foi novamente a ‘fábrica de empregos’ do Espírito Santo. Isso ocorre porque o município encerrou o mês com um saldo positivo de 1.306 novos postos de trabalho, ficando bem à frente das demais cidades. Vitória ocupou o segundo lugar, com 858 novas vagas, seguida por Vila Velha, com 578, Cariacica, com 256, e Guarapari, com 179. O desempenho da Serra teve um forte impacto nos números estaduais, considerando que, em todo o Espírito Santo, foram criados 4.415 novos empregos, o que significa que somente a Serra, foi responsável por 30% dos empregos grados no estado.

Na prática, o saldo de postos de emprego é o resultado entre admissões e demissões no corte de tempo analisado. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) não especifica os setores que mais geraram oportunidades em cada cidade; contudo, analisando o estado como um todo, os setores de Bens e Serviços (+1.471), Comércio (+1.468) e Indústria (+1.463), foram os que mais puxaram a criação de empregos. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (30), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, enfatiza que o clima econômico próspero e favorável aos negócios, existente no estado, é o resultado de um trabalho contínuo que envolve esforços conjuntos do Governo do Estado, setores privados e instituições. “Temos avanços registrados em nosso estado que refletem diretamente na geração de emprego, com um aumento no saldo em relação ao mês de agosto e um resultado acima da média nacional neste mês. Em maio, alcançamos o marco mais significativo do ano, com mais de 13.589 empregos formais. Nos últimos três meses, foram gerados mais de 6.585 novos empregos no Espírito Santo. Vale ressaltar que é um ritmo que tem se mantido estável”, celebra Ferraço.

Ele também aponta que o Governo do Estado oferece incentivos fiscais eficazes e atrativos, como o Compete-ES e o Invest-ES. “Em setembro, observamos 77 novas adesões de CNPJs ao Compete-ES, um programa que abrange mais de 20 setores da economia capixaba e estimula empreendimentos que vão de bares e restaurantes a negócios diversos, como o comércio atacadista, a indústria metalomecânica, a indústria de rochas ornamentais, a indústria de vestuário, padarias, transporte rodoviário e vendas não presenciais. Esse é um dos mecanismos que aquecem o mercado, beneficiam todos os municípios do estado e são capazes de criar emprego e renda para muitos capixabas”, acrescentou.

De acordo com Pablo Lira, diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, o Espírito Santo tem registrado números históricos na criação de empregos formais nos últimos anos. “De janeiro a setembro deste ano, foram criados mais de 36 mil vínculos formais no estado, com crescimento em todos os setores analisados”, destacou.

Por fim, Leonelle Lamas, vice-presidente eleita da Associação dos Empresários da Serra (Ases), celebrou o resultado positivo na geração de empregos na cidade e expressou a crença de que essa tendência deve prosseguir diante dos investimentos em infraestrutura que estão em andamento. “A Serra é a cidade que mais cresce e gera empregos e oportunidades, devido à ambiência de negócios favorável, à presença de 10 polos industriais e ao maior PIB do estado”, concluiu.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Herança Negra encerra a semana da Consciência Negra com show gratuito em Jesus de Nazareth

A banda Herança Negra nasceu no bairro Jesus de Nazareth, e tem uma trajetória de sucesso. Emplacou sucessos, dividiu o…

59 minutos atrás

Patrick Ribeiro amplia turnê internacional de Cintia Chagas para mais seis países

Empresário Patrick Ribeiro fez estreia de sucesso em Portugal e se prepara para mega turnê de Cintia Chagas em 2025.…

1 hora atrás

Proposta de extinção da escala 6×1 ganha destaque no debate trabalhista

A escala de trabalho 6x1, prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é amplamente utilizada em diversos setores, especialmente…

1 hora atrás

Serra terá mutirão de consultas com vagas para especialidades, clínico geral e pediatria

O mutirão da saúde será realizado sábado (23), novamente na Unidade Regional de Saúde (URS) de Serra Sede. Crédito: Edson…

2 horas atrás

Fernando Anitelli traz a magia do Teatro Mágico para Serra em voz e violão neste sábado

Além de Fernando Anitelli, o evento terá outros dois shows: Luau do Casanova e Cadu Caruzo. Crédito: Divulgação Liderado por…

3 horas atrás

Pela 1ª vez clássico do balé será apresentado ao vivo com orquestra no Parque da Cidade

O clássico do balé 'Quebra-Nozes' é um dos mais apresentados no mundo, e terá apresentação no Parque da Cidade, nos…

3 horas atrás