Joatan Alves
A crise hídrica que o Espírito Santo e a Serra estão enfrentando, ascendeu a ideia de economia e uso consciente de água na sociedade. E para economizar existem formas eficientes, basta ter criatividade.
Pensando nessa necessidade uma faculdade da Serra, a Multivix, instalou em sua unidade um projeto de captação e destinação de água da chuva. A capacidade de armazenamento de água pluvial na unidade é de 80m³, divididas em duas cisternas e duas caixas de água. O que, em sua capacidade total, gera uma autonomia de aproximadamente 10 dias de água para uso.
A captação é destinada e conceituada como água não potável, ou seja, imprópria para consumo humano. A água é utilizada em descargas sanitárias, lavagens de fachada, regas de jardins, entre outros, e utiliza reservatórios e tubulação independentes das linhas de água potável.
As manutenções feitas são as mesmas do sistema normal. Apenas com limpeza de calhas, manutenção das bombas centrífugas e limpeza dos reservatórios. Todo o material e equipamento para implantação do projeto pode ser encontrado com muita facilidade nas casas especializadas em construção civil.