Serra, 19 de outubro de 2017

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Economia

Serra, 4 de agosto de 2017 às 9:01

Faculdades da Serra apostam em cursos à distância para atrair aluno


Das oito faculdades instaladas na Serra, sete já possuem ou estão implantando ensino à distância. Três delas só possuem esta modalidade. Foto: Divulgação

Clarice Poltronieri

A modalidade de ensino EaD – Educação à Distância – tem ganhado mais espaço na Serra. Até mesmo faculdades com tradição de ofertar cursos presenciais já estão em busca de abrir cursos à distância, onde o aluno estuda pela internet.

Das oito faculdades instaladas na Serra, três delas oferecem exclusivamente cursos à distância: a Uninter, em Bairro de Fátima, a Uniasselvi, em Barcelona, e a Unopar, em Jardim Limoeiro.

A secretária da Uninter, Nara Lúcia de Souza Santos, disse que a instalação dos cursos à distância surgiu da necessidade dos alunos do colégio Siena, que é parceira. “Nossos alunos precisavam estudar e tinham pouco tempo, então veio à parceria com a Uninter há uns 10 anos. Temos 42 cursos e cerca de 400 alunos em EaD na Serra”, explica.

Mas a tendência também está seguindo para as faculdades com cursos presenciais. A Unesc, em Portal de Jacaraípe, e a Multivix, em Colina de Laranjeiras, além dos cursos presenciais já ofertam cursos em EaD.

A Unesc tem quatro cursos presenciais com cerca de mil alunos matriculados e em 2018 vai ofertar três cursos em EaD.”A demanda por EAD é uma tendência. Assim o aluno vai ter mais oportunidade educacional utilizando as tecnologias, como celular, tablet e computador, estudando com flexibilidade de tempo e local”, disse Geraldo Magela, diretor-executivo do Campus Virtual do Unesc.

Já a Multivix possui 15 cursos presenciais e três à distância, segundo o site da faculdade. Outras que estão em processo de liberação do Mec para oferta de EaD são a UCL – Faculdade Centro Leste, em Manguinhos, e a Doctum, em Civit II.

A UCL possui 18 cursos de graduação e seis tecnólogos, presenciais. A assessoria de imprensa disse que a faculdade não informa a quantidade de alunos por questões estratégicas.

Por sua vez, a Doctum informou via assessoria de imprensa que tem cerca de 2,4 mil alunos matriculados em seus oito cursos de graduação, todos presenciais. Mas que já foi autorizada a abertura de cursos à distância.

A Fabra, em Barcelona, possui 21 cursos presenciais e não trabalha com EaD, pois tem parceria com a Uniasselvi. Não foi informada a quantidade de alunos matriculados.




O que você acha ?

Você é a favor do fim da estabilidade para servidor público efetivo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por