Meio Ambiente

Falha em bomba da Cesan está poluindo lagoas da Serra com esgoto, denuncia vereador

Anderson é morador da região e vereador. Foto: Divulgação

O suposto crime ambiental que vitimou milhares de peixes na Lagoa de Carapebus segue dominando a pauta ambiental da Serra. Dessa vez, o vereador eleito e morador da região, Anderson Muniz, conversou com a reportagem do jornal TEMPO NOVO e denunciou que algumas elevatória da Cesan/Ambiental Serra não estão funcionando. Segundo ele, isso poderia ser um dos motivos para a mortandade na lagoa e também pode ocasionar em cenas semelhantes em outros mananciais.

As elevatórias são construídas com o objetivo de bombear o esgoto das partes mais baixas e carreá-los até as estações de tratamento mais próximas. Quando esses equipamentos não estão funcionando, o esgoto acaba descendo de volta e extravasando para os mananciais atingindo as bacias e micro bacias da região.

É o que pode ter acontecido na Lagoa de Carapebus, de acordo com o vereador Anderson Muniz, que esteve em uma ação de fiscalização e identificou pelo menos duas elevatórias sem funcionamento.

“Muito se fala sobre moradores jogarem esgoto, mas pouco se fala da má qualidade do serviço prestado pela Cesan. A bomba das elevatórias que eu fiscalizei não estão funcionando e ocorre o extravasamento e atinge a lagoa. Antes de responsabilizar a população, devemos responsabilizar a empresa, pois pagamos uma taxa de 80% a mais na conta de água”, disse o parlamentar.

Em vídeo, o vereador mostrou um PV da Cesan no final da rua Noemi Costa Dominguez em Praia de Carapebus, do qual mostra esgoto transbordando e caindo na Lagoa do Baú, vizinha a Lagoa de Carapebus.

“Essa situação em Praia de Carapebus é muito similar ao que está ocorrendo na Lagoa de Carapebus, da qual ocorreu a mortandade de peixes. Esse é o tratamento que a Cesan tem dado as nossas comunidades. A Cesan tem conhecimento desse sistema defeituoso, de uma bomba que não funciona. A empresa não tem controle e nem faz manutenção”, denunciou.

A reportagem está em contato com a Cesan/Ambiental Serra. Assim que a demanda for respondida, essa matéria será atualizada.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Detran vai abrir 7 mil vagas para tirar carteira de motorista de graça no CNH Social

O Detran vai abrir 7 mil vagas para tirar carteira de motorista de graça no CNH Social. Crédito: Divulgação O…

52 minutos atrás

Líder na Serra, Tempo Novo se consolida entre os 3 sites de notícias mais acessados do ES

Com 41 anos de história, o jornal Tempo Novo reafirma sua liderança de audiência na cidade da Serra e se…

2 horas atrás

Empresas excluídas do Simples têm até dia 31 para resolver pendências

Para saber se será excluído ou não do Simples Nacional, o contribuinte deve acessar a aba Consulta Optantes no portal…

2 horas atrás

Show da Alcione abre programação no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória

Alcione consolidou-se como uma das artistas mais importantes do Brasil, com 45 álbuns lançados e 21 discos de ouro. Crédito:…

2 horas atrás

Policial joga spray de pimenta em jovem caída no chão na Serra

O policial militar jogou spray de pimenta em uma jovem que já estava caída no chão, na Serra. A ação…

3 horas atrás

Moradora da Serra transforma sua vida ao conquistar bolsa integral para cursar Direito

Foto: divulgação O acesso à edução pode transformar realidades, e foi isso que aconteceu a estudante de direito e moradora…

3 horas atrás