Moradores da comunidade Magistrado, situada no bairro das Laranjeiras, na Serra, têm expressado insatisfação com a falta de acesso ao Contorno de Jacaraípe e com o acúmulo de água nas ruas, que demora dias para escoar. Apesar de um plano de reestruturação das vias do bairro já ter sido elaborado pela Prefeitura, os moradores ainda aguardam um prazo definido para o início das obras.
Os problemas têm ocorrido no final do bairro, próximo à estação de gás da Petrobras, na comunidade Magistrado. A Rua Goytacazes é a mais afetada, principalmente no cruzamento com a Rua Sete, onde o acúmulo de água durante a chuva causa grandes transtornos aos moradores. Além disso, a falta de pavimentação em várias ruas da região agravam a situação.
“Algumas pessoas ficam ilhadas quando chove, pois o único outro acesso é por uma estrada de terra, e muitos não conseguem passar, seja por dificuldades de locomoção ou porque o veículo não tem força para enfrentar o terreno”, relata Cleber Maia, morador da comunidade.
A Rua Goytacazes também liga o bairro ao Contorno Jacaraípe, mas o acesso se tornou ainda mais difícil após o fechamento da passagem durante as obras. Os trabalhadores bloquearam a via com entulhos para realizar o asfaltamento, impedindo a passagem dos moradores. Embora os entulhos tenham sido retirados, a terra e a vegetação continuam dificultando o tráfego no local.
“Durante as obras do Contorno, os funcionários fecharam a passagem para asfaltar a via, impedindo que os moradores da comunidade passassem pelo local. Após isso, alguém retirou aqueles entulhos, porém a terra continua dificultando a passagem no local. Queremos pelo menos que aquela rua seja asfaltada”, afirma Cleber.
Ainda segundo o morador, já há um plano da Prefeitura de reestruturação das vias da comunidade. “Nós queremos uma solução para esse problema, não queremos problemas com a administração, apenas que o bairro se desenvolva”, explica.
Em nota, a Secretaria de Serviços da Serra (Sese), por meio da Prefeitura da Serra, informou que o bloqueio da passagem tem caráter temporário e foi necessário para a realização dos serviços de capina e recolhimento de entulhos. Estes serviços foram iniciados em todo o bairro desde a última segunda-feira (7), conforme prevê o cronograma de ações previstas para a semana, como explica a Prefeitura.
Já a Secretaria de Obras da Serra (Seob) informou que o projeto de drenagem e pavimentação do bairro das Laranjeiras já está em execução e, após concluído, as intervenções entrarão no calendário de obras do município.