Por Gabriel Almeida
Era para ser uma escadaria, mas na verdade é um morro que faz ligação entre José de Anchieta I e José de Anchieta II. A situação está preocupando moradores há anos, já que no local só existe barranco.
Os moradores reclamam da situação em que se encontra a rua. Segundo populares, quando chove a lama toma conta do local, já quando o sol está quente a poeira atormenta.
Fábio Emanuel, atualmente presidente da Associação de Moradores de José de Anchieta II, disse para nossa equipe que a escadaria é uma das reivindicações da comunidade. “No dia 15 de abril, o prefeito prometeu que faria a obra e que levaria uma equipe para refazer o projeto”, relatou Fábio.
Fábio acrescentou que a própria população já tentou fazer a obra, mas a prefeitura embargou e não resolveu nada.
Já Maria do Carmo Balduíno, vice-presidente da mesma comunidade, disse que já esteve várias vezes no local reivindicando a
escadaria. “Já fui inúmeras vezes ao local com a Defesa Civil da Serra, mas até hoje nada foi resolvido” relatou Maria do Carmo.
Outra moradora da rua, Gildete da Conceição, também disse que para ter acesso ao bairro vizinho é complicado. “Prefiro dar a volta e subir a outra ladeira, pois subir aqui é difícil”,
relatou Gildete.
Além da dificuldade dos moradores para subir a ribanceira, Lucineia Pereira, que reside na rua há bastante tempo, também reclama da briga entre vizinhos. “Alguns vizinhos querem usar parte do morro para cercar a entrada da casa, isso atrapalha mais ainda nossa subida” relatou Lucineia.
Sem data para início da obra
Entramos em contato com a prefeitura da Serra e fomos informados, por meio de nota, de que a construção da escadaria no local será iniciada no mês de maio, mas não informou a data para o início da obra.