Gabriel Almeida
Com cerca de 1,1 mil alunos, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Iracema Conceição Silva está cheia de problemas. A unidade de ensino fica em Chácara Parreiral e está com a quadra sem cobertura, pátio com vários buracos e instalação elétrica antiga, colocando em risco a integridade física de estudantes e funcionários.
A denúncia é de José Bemvindo, integrante do Conselho de Escola. Segundo ele, está sendo feito um abaixo-assinado pedindo providência ao Governo do Estado. Até a última terça-feira (6) o documento já tinha cerca de 100 assinaturas e a intenção dos responsáveis é entregá-lo ao Ministério Público do ES.
“O pátio da escola é cheio de saliências e buracos. Crianças se machucam naquele local e também na quadra, que não é coberta e tem piso de cimento grosso. Por causa da instalação elétrica antiga, equipamentos estragam sempre. Ventiladores e lâmpadas são trocados com frequência”, relata.
Presidente da Associação de Moradores de Chácara Parreiral, Patrícia Nunes – que também é mãe de estudante da escola – confirma os problemas. “Se chover, acabou a quadra. A escola precisa mesmo é de uma quadra coberta para a proteção do sol e da chuva”, afirma.
Por meio de nota a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) informa que, em parceria com o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), está sendo estudada a elaboração de um projeto para a reforma da Escola Estadual Iracema Conceição Silva. A Sedu reforça que foram realizadas obras de melhoria da estrutura física e elétrica na instituição em 2015.