Clarice Poltronieri
Buracos, remendos e muitas ondulações na pista. É o que os motoristas enfrentam em boa parte dos 26 km rodovia do Contorno de Vitória, que integra os trechos sul e norte da BR 101 no ES, hoje sob concessão da Eco 101, que cobra pedágio em sete pontos da BR desde maio de 2014.
Além da fluidez ao tráfego nacional de cargas que vai pela BR 101, o trecho é fundamental para o setor logístico do ES, cujo principal parque fica entre Serra e Cariacica, além da distribuição de alimentos via Ceasa. Por essas razões, a falta de manutenção vem gerando queixas dos prefeitos das duas cidades e de empresários.
“A via está em péssimo estado. Nenhum veículo usa a faixa da direita que está muito danificada, o que a deixa perigosa. É como se só tivesse uma pista. Perto da Ceasa tem uma passarela abandonada, assim como em toda a via”, critica o presidente da Ceasa, José Carlos Buffon.
Empresários de logística também reclamam. “A rodovia tem vários problemas e ninguém sabe de quem é a responsabilidade, se é do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) ou da concessionária Eco 101. Está na hora de haver uma intervenção direta”, diz o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Espírito Santo (Transcares), Liemar José Pretti.
Ele pontua que o prejuízo material do empresariado é grande e ainda corre risco de manchar a imagem das empresas perante a população, por conta dos acidentes e da possível perda de vidas humanas.
A Eco101 informou, via assessoria de imprensa disse que o Contorno ainda não foi transferido oficialmente para a concessionária, por isto diz que não pode investir no trecho. Mas instalou uma passarela de pedestre no trecho e um serviço de atendimento ao usuário, ambos no trecho da Serra. Sobre isto a assessoria disse que a Eco atendeu exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A concessionária diz ainda que roça, limpa canaletas e faz operação tapa – buraco na via. Responsável pela concessão, a ANTT, também por sua assessoria, se limitou a dizer que a Eco reparou um dos trechos esburacados na última quinta (18). A situação também gera reclamações dos prefeitos de Cariacica, Geraldo Luzia Junior (PPS) e da Serra, Audifax Barcelos (Rede), que cobram mais investimentos do Eco 101 e fiscalização da ANTT.
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…
Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…
O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…
A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…
Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…
A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…