Um bairro que cresce de forma tão acelerada que o poder público não consegue acompanhar. É o que acontece com Residencial Centro da Serra, localizado na região central do município e cortado pela rodovia Audifax Barcelos. Por lá, os moradores têm na ponta da língua três das suas maiores carências: saneamento, drenagem e pavimentação das ruas.
“Nessa região, é o único bairro sem rede de esgoto, porque Jardim Guanabara já está ligado à rede da Cesan e São Domingos também”, relata William Barbosa, comerciante e morador. Ele conta que diferentes equipes da concessionária já visitaram o bairro, mas nada fizeram.
“Os moradores usam fossas, mas isso não impede que haja contaminação das redes pluviais; muitos que não têm consciência ambiental ligam seu esgoto na rede pluvial, e isso dá muito mau cheiro, rato e barata”, denuncia. William afirma que, no mínimo, 70% das ruas carecem de pavimentação.
“Temos a necessidade de drenagem e pavimentação de 53 ‘pedaços’ de rua. A Prefeitura da Serra disse que iniciaria essas obras no final do ano passado, mas não começaram. E já protocolamos uma série de pedidos”, reclama Sinvaldo Pena de Oliveira, líder comunitário.
“Rua da Vergonha”
Este é o apelido que recebeu a rua Seringa Itaúba, conta o líder comunitário, mas reforça que todas mereceriam esse nome. “Ruas da Vergonha são todas, porém essa é a pior, porque nem a pé dá para andar. Está intransitável. Pessoas idosas e com deficiência têm que ser carregados”, frisa Sinvaldo, que também fala do esgoto residencial, que vai parar na rede pluvial das poucas ruas asfaltadas.
Diante dos problemas gerados pela falta de saneamento e pelos entulhos, o morador Francisco de Paulo Dias chama a atenção para o fato de o bairro estar próximo à Lagoa Juara e a um cinturão verde. “Apesar disso, não existe rede de esgoto; muitos moradores que não fizeram fossa jogam seu esgoto nas redes pluviais. Também há mato e lixo em vários terrenos baldios, com focos de dengue”.
O que diz o poder público
A respeito da falta de saneamento básico, a Cesan informou que Residencial Centro da Serra será contemplado pelo serviço de coleta e tratamento de esgoto por meio da parceria público-privada vigente no município, mas não disse quando as obras começam.
A Secretaria de Obras da Serra (Seob) informou que o projeto de drenagem e pavimentação do bairro já foi finalizado e que o processo de escolha da empresa responsável pelas obras tem início em julho. E os moradores devem ficar atentos, pois a previsão é de que os trabalhos comecem até o final de 2019.
Sobre os entulhos não retirados corretamente, a Secretaria de Serviços (Sese) disse que nova limpeza será programada e sugeriu que os moradores denunciem o descarte irregular enviando fotos e vídeos para o WhatsApp 99976-2595.