Categories: Política

Faltam mulheres em partidos e coligações

A deputada Luzia Toledo, a presidente da Câmara Neidia e a vice-prefeita Lourência dizem que ainda há dificuldades para as mulheres. Foto: Divulgação

A baixa participação das mulheres na política é um problema para os partidos e coligações para as eleições nas câmaras de vereadores, assembleias legislativas e Câmara Federal. Isto porque a lei (Art 10 da Lei Federal 9.504/97) obriga que cada partido ou coligação deva ter o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo.

A situação poderia ter ficado mais complicada caso fosse aprovada a lei da reserva de cotas nas vagas do legislativo.  O fato é que ainda há muita resistência feminina para ocupação de cargos eletivos.

“É uma vida muito mais difícil, existe dificuldades para a aceitação das famílias, além da questão financeira, uma vez que os partidos preferem investir nos candidatos homens”, disse a vice-prefeita da Serra, Lourência Riani (PT), vereadora do município por dois mandatos.

A deputada estadual Luzia Toledo cumpre seu oitavo mandato, sendo o quarto como deputada. “Não sou produto de cotas, mas acho que o sistema em qualquer circunstância é muito importante, como medida para buscar mulheres”, avalia.

Para fechar chapas proporcionais, os partidos muitas vezes enfrentam dificuldades para convencer as mulheres a preencher parte das vagas. Presidente da Câmara da Serra, a vereadora Neidia Maura também preside o seu partido, o PSD.

“Muitas se amedrontam diante do desafio de disputar o cargo de vereadora. Segui o meu sonho e hoje sou a primeira mulher presidente da Câmara da Serra. Ainda sofremos preconceito na política e estamos quebrando esses paradigmas com nosso trabalho”, conta.

 

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

19 minutos atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

35 minutos atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

44 minutos atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 hora atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

18 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

19 horas atrás