Na madrugada desta sexta-feira (10), um sítio na região rural da Serra recebeu a ilustre visita de uma família de lobinhos. O proprietário do local, que não será identificado para evitar que caçadores tentem fazer mal aos mamíferos, resolveu colocar alguns comedouros ao redor de sua propriedade e acabou flagrando os novos visitantes da área.
De acordo com informações do ambientalista Claudiney Rocha, do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), a experiência deu certo. “Anteriormente um cachorro-do-mato foi flagrado em torno do sítio e esta madrugada voltou com sua matilha”.
A visita da família foi flagrada por câmeras que mostraram os animais se alimentando com as bananas que foram colocadas no comedouro. “Não foi possível identificar se é a mãe com filhotes. Mas o Gil vai continuar monitorando os novos visitantes”, disse Claudiney.
Os cachorros-do-mato (Cerdocyon thous) podem medir até 64 cm de comprimento e a pelagem varia nos tons de cinza com preto e marrom com preto. São animais que tem por costume caçar sozinhos, porém quando jovens têm por hábito andar em bandos de até quatro animais. Os cachorros-do-mato podem ser chamados também de graxaim-do-mato, raposa, lobinho, lobete, rabo-fofo, guancito, fusquinho ou mata-virgem.
Ver essa foto no Instagram