Categories: Notícias

Famílias perdem posse de imóvel para União e terreno se torna ponto de drogas

Ronaldo Sabará, antigo dono do terreno, diz que não irá mais recorrer a decisão judicial. Foto: Gabriel Almeida

Um terreno com cerca de 5 mil² que fica na entrada de José de Anchieta, na Serra, foi desocupado pela Justiça Federal na última terça-feira (27). Desde 1992 o espaço era alvo de uma briga judicial entre moradores e o Governo Federal e agora a posse do terreno foi dada a União. Segundo um morador da região, o imóvel que é avaliado em R$ 5 milhões, passou a ser ponto de consumo de drogas.

O terreno que fica a beira da BR-101 abrigava cinco casas, três bares, um consultório odontológico, uma oficina mecânica e uma borracharia. Os imóveis eram alugados pelo antigo proprietário, Ronaldo Sabará. Ele conta que o terreno pertencia a empresa Ciel Elétrica, e que sua família morava no local há mais de 50 anos. “A empresa faliu e ficou devendo impostos ao Governo”, conta Ronaldo.

A União entrou com uma ação de reintegração de posse do terreno da empresa para quitar as dívidas deixadas. “A empresa faliu e meu pai, Jair Sabará, ficou no terreno vigiando. Morávamos no local há 53 anos. A União anunciou a reintegração de posse em 2016 e o prazo final para desocupar completamente a área foi nesta terça”, detalha Ronaldo.

Ronaldo diz que não irá recorrer da decisão judicial. “Chegamos a ganhar há alguns anos a posse do terreno em primeira instância, mas com a morte do advogado que contratamos, ficamos sem notícia e sem saber o andamento do processo e acabamos perdendo o prazo para tentar reverter a situação”, afirma.

Um dos inquilinos que tiveram que sair do local é Carlos Silva Pimentel, do Bar do Pelé. O estabelecimento funcionava na região há mais de 30 anos. “O jeito é sair, resistimos até onde deu. Agora é procurar outro local e recomeçar”, desabafa.

Moradores afirmam que usuários de drogas e moradores de rua estão invadindo o espaço. Foto: Gabriel Almeida

“Temos um clima de medo na região”

Com a reintegração do terreno, vieram alguns problemas para a comunidade. “Desde que isso tudo começou a ser jogado no chão e os comércios saíram daqui, o terreno passou a ser utilizado por usuários de drogas e moradores de rua que estão passando a noite no local. Já temos um clima de medo na região”, declara um morador que não quis se identificar.

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) confirmou a reintegração de posse. Questionada sobre o que será feito com o terreno, a assessoria informou que ainda será avaliado.A assessoria não se pronunciou se será construído um novo muro no entorno do terreno, disse que enquanto não for decidido qual será a destinação do espaço, ele será mantido sob vigilância para evitar novas ocupações irregulares.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

2 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

2 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

10 horas atrás

Cruz da Vida promove mutirão de especialidades médicas em igreja da Serra

O mutirão irá ofertar atendimentos em diversas especialidades realizados por ordem de chegada Divulgação O projeto Cruz da Vida está…

16 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

17 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

18 horas atrás