Categories: Notícias

Famílias perdem posse de imóvel para União e terreno se torna ponto de drogas

Ronaldo Sabará, antigo dono do terreno, diz que não irá mais recorrer a decisão judicial. Foto: Gabriel Almeida

Um terreno com cerca de 5 mil² que fica na entrada de José de Anchieta, na Serra, foi desocupado pela Justiça Federal na última terça-feira (27). Desde 1992 o espaço era alvo de uma briga judicial entre moradores e o Governo Federal e agora a posse do terreno foi dada a União. Segundo um morador da região, o imóvel que é avaliado em R$ 5 milhões, passou a ser ponto de consumo de drogas.

O terreno que fica a beira da BR-101 abrigava cinco casas, três bares, um consultório odontológico, uma oficina mecânica e uma borracharia. Os imóveis eram alugados pelo antigo proprietário, Ronaldo Sabará. Ele conta que o terreno pertencia a empresa Ciel Elétrica, e que sua família morava no local há mais de 50 anos. “A empresa faliu e ficou devendo impostos ao Governo”, conta Ronaldo.

A União entrou com uma ação de reintegração de posse do terreno da empresa para quitar as dívidas deixadas. “A empresa faliu e meu pai, Jair Sabará, ficou no terreno vigiando. Morávamos no local há 53 anos. A União anunciou a reintegração de posse em 2016 e o prazo final para desocupar completamente a área foi nesta terça”, detalha Ronaldo.

Ronaldo diz que não irá recorrer da decisão judicial. “Chegamos a ganhar há alguns anos a posse do terreno em primeira instância, mas com a morte do advogado que contratamos, ficamos sem notícia e sem saber o andamento do processo e acabamos perdendo o prazo para tentar reverter a situação”, afirma.

Um dos inquilinos que tiveram que sair do local é Carlos Silva Pimentel, do Bar do Pelé. O estabelecimento funcionava na região há mais de 30 anos. “O jeito é sair, resistimos até onde deu. Agora é procurar outro local e recomeçar”, desabafa.

Moradores afirmam que usuários de drogas e moradores de rua estão invadindo o espaço. Foto: Gabriel Almeida

“Temos um clima de medo na região”

Com a reintegração do terreno, vieram alguns problemas para a comunidade. “Desde que isso tudo começou a ser jogado no chão e os comércios saíram daqui, o terreno passou a ser utilizado por usuários de drogas e moradores de rua que estão passando a noite no local. Já temos um clima de medo na região”, declara um morador que não quis se identificar.

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) confirmou a reintegração de posse. Questionada sobre o que será feito com o terreno, a assessoria informou que ainda será avaliado.A assessoria não se pronunciou se será construído um novo muro no entorno do terreno, disse que enquanto não for decidido qual será a destinação do espaço, ele será mantido sob vigilância para evitar novas ocupações irregulares.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

19 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

19 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

19 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

20 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás