Obras para implantar rede de esgoto na Serra podem continuar acontecendo à noite. É o que pretende a parceria público-privada (PPP) Serra Ambiental e Cesan, que adotou este modelo na região de Laranjeiras entre os últimos dias 02 e 16 de outubro.
De acordo com Fernando Rettore, coordenador de Engenharia da Serra Ambiental, todas as obras na região em Laranjeiras aconteceram das 21h às 7h. “Nosso objetivo foi gerar o mínimo possível de transtorno para os comerciantes, para a população e para o trânsito local. Levando em consideração o horário de funcionamento do comércio em Laranjeiras, das 9h às 19h, durante a semana, e das 9h às 14h, aos sábados, optamos pelo trabalho noturno para oferecer mais comodidade”, explica.
Segundo Fernando, o projeto foi dividido em quatro etapas: planejamento, relatório fotográfico anterior às obras, comunicação com as partes relacionadas e execução. “Para que fosse possível fazer a obra à noite na avenida Civit em Laranjeiras, foi feito levantamento detalhado da rede de água, drenagem, gasodutos e fibra ótica. Tudo para evitar transtornos”, detalha.
O coordenador de engenharia disse ainda que a Serra Ambiental se reuniu com representantes da Prefeitura e Departamento de Trânsito, Associação de comerciantes do bairro, do setor de abastecimento de água da Cesan, além da distribuidora de gás, e a encarregada pela implantação dasredes de fibra ótica do local. “O hospital Metropolitano, que está instalado na região, também foi consultado para que seu atendimento não fosse afetado pelo trabalho noturno”, lembrou.
Durante as obras, que foram feitas por trechos, cinco equipes atuaram simultaneamente realizando os trabalhos de corte do asfalto, escavação, pavimentação, lavagem e liberação das ruas. A cada turno, todas essas etapas foram realizadas e finalizadas antes das 7h.
Em vigor desde janeiro de 2015, a PPP de esgoto da Serra promete expandir o serviço para toda a população urbana da cidade até 2023, num investimento que vai superar os R$ 600 milhões.