Ana Paula Bonelli
Quarta-feira (29) é dia de São Pedro e os festejos em alusão ao padroeiro dos pescadores já começaram em Jacaraípe. Para animar o evento, a programação contará com missas temáticas, congo, puxada e fincada do mastro e ainda shows musicais. Entre as atrações estão shows religiosos com Frei Zeca e banda Renovação.
Na quarta-feira (29), feriado municipal acontece a tradicional Missa dos Pescadores na Praça Encontro das Águas.
Este ano, a celebração será às 19h e haverá benção de barcos, redes e pescadores.
A agenda continua na quinta-feira (30) quando o padre João Marcelo celebra missa na igreja Matriz de São Pedro, em Castelândia, às 19h30.
Na sexta (1) e no sábado (2), também tem missa às 19h30 na igreja Matriz, com os padres Moacir e Jorge. Logo após, tem dança da quadrilha no pátio da paróquia com barracas de comidas e bebidas típicas.
Às 22 horas da sexta-feira (1), tem show católico com a banda Renovação. No sábado (2), a música rola com Frei Zeca.
O ponto alto da festa acontece no domingo (3). A programação começa logo cedo, por volta das 8 horas, quando uma procissão com a imagem do santo sai em cortejo pelas principais ruas do balneário rumo à Igreja de São Pedro, onde novamente acontece uma missa por volta das 9h30. Quem comanda a celebração é o arcebispo de Vitória, Dom Luiz Macilha Vilela.
Por volta das 17h, acontece a procissão com a puxada do navio Palermo e do mastro de São Pedro. Os fieis saem de frente do Posto Esso em direção a Paróquia de São Pedro onde acontece a tradicional fincada do mastro de São Pedro seguida de show pirotécnico. Às 21h30 tem show musical no pátio da igreja.
A Festa de São Pedro acontece há mais de cem anos em Jacaraípe e tem o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) da Serra.