A economia capixaba recuou 4,4% ano passado, segundo o Indicador de Atividade Econômica da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) divulgado nesta segunda-feira (16). O Indicador usa a mesma metodologia aplicada pelo IBGE para a medição do PIB.
Em texto divulgado em seu site, a Federação atribui a queda ao efeito da pandemia da covid-19. E ressalta que nos dois últimos trimestres do ano – sobretudo no 4º – houve expressiva recuperação na esteira da flexibilização das medidas de isolamento adotadas nos primeiros meses da crise sanitária.
Tanto que houve na passagem do 3º para o 4º trimestre, crescimento de 10,2% na indústria de transformação e 40,1% na de construção. O setor de serviços também cresceu no segundo semestre. Mas a reação não foi suficiente para segurar as perdas dos dois trimestres anteriores e a economia como um todo recuou.
A presidente da Findes, Cris Samorini, destacou que o desempenho da economia capixaba foi semelhante à brasileira, que recuou 4,1% em 2020.
“De acordo com a apresentação, podemos falar em mais uma década perdida no Brasil. São duas décadas perdidas em 40 anos: a dos anos 80 e esta agora, de 2010 a 2020. Isso reforça a necessidade de reformas estruturais, de redução do Custo Brasil, e, neste momento, reforça a importância da vacinação”, lembra a dirigente do movimento empresarial.
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…