Por Conceição Nascimento
As eleições para a nova diretoria da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) e da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO) terão seu pontapé inicial nesta quarta-feira (13), às 19h, na sede da Fams e da Amo, na Serra sede, quando lideranças populares se reúnem para definir o calendário e normas para o processo eleitoral.
A Fams tem como presidente Jacinto Sezine (PT), e o mandato à frente da entidade é de três anos. Este ano, a disputa pela presidência da Federação será polarizada entre os grupos ligados ao deputado federal e ex-prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT) e de Audifax Barcelos (Rede), atual prefeito do município. Mara Almeida (PDT-vice-presidente da Fams) e Jean Cassiano (PSD), coordenador da Amo, são cotados para disputar a presidência.
“O prazo determinado para convocação do congresso da Fams, quando é escolhida a nova diretoria, é até 15 de março. Sairemos da reunião com a data definida para a eleição dos novos dirigentes”, disse Sezine.
Já de posse do mandato, a nova diretoria da Fams convoca e realiza a escolha da nova direção da Amo, e cujo mandato é de dois anos.
Jean Cassiano diz que o congresso deveria ter sido convocado há 90 dias, em novembro de 2015. “Assim poderíamos realizar o congresso em fevereiro. A instalação da Amo também deveria ter acontecido, pois estamos com o mandato vencido”, apontou a liderança.