O artesanato e cultura capixaba e de todo Brasil vão invadir Vitória nos próximos dias. Começa nesta terça-feira (29) e segue até domingo (04) a 4° Feira Nacional de Artesanato do Espirito Santo (Artesanto), na Praça do Papa, em Vitória.
O maior evento do segmento do Estado irá reunir aproximadamente 500 expositores e pretende receber mais de 45 mil pessoas nos seis dias de evento. Além dos mais de 10 mil itens de artesanatos para venda, a feira também conta com atrações musicais, praça de alimentação, oficinas e atividades para toda a família.
Os visitantes poderão apreciar e adquirir itens de decoração, presentes e acessórios, confeccionados com os mais variados produtos, como vidros, metais, papéis reciclados, osso, fibras naturais, plástico, produtos do mar, entre outros. Os artesãos capixabas são os destaques do evento, que também conta com a participação de representantes de outros estados.
O evento faz ainda homenagem a alguns artesãos do Espírito Santo, que contarão com um espaço especial para demonstrarem suas habilidades. Eles foram escolhidos por ser referência em suas tipologias e por divulgarem o artesanato capixaba nacional e internacionalmente por meio de seus trabalhos.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos como esse no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.
Artesanato Capixaba
O artesanato tradicional capixaba é feito de diversas expressões e referências históricas, culturais e regionais, que são materializados de forma original e criativa pelas mãos do povo capixaba. A origem é herança artística de várias etnias que habitaram o Espírito Santo como, primeiramente, a indígena, em seguida colonizadores portugueses, os negros africanos e, mais tarde, imigrantes europeus.
Os produtos artesanais feitos no Espirito Santo se transformam com costumes, histórias e cultura de cada região e também tem função econômica e social, sendo fonte de renda de muitas famílias de artesãos. A diversidade da produção vai de objetos feitos em argila e barro, instrumentos musicais, os feitos de conchas, pedras, até traçados em fibra vegetal, esculturas em madeira e a renda, e forma um mundo de produtos desde os mais funcionais aos decorativos.
Serviço
4° Artesanto
Data: de terça-feira (29) a domingo (04)
Local: Praça do Papa, Vitória
Funcionamento: 3ª a 6ª – 16 às 22h | sáb – 10 às 22h | dom – 10 às 21h
Entrada Gratuita
Programação
Terça-feira (29)
19h30 – Abertura Oficial – Choro Criativo – FAMES
Quarta-feira (30)
18h30 – Orquestra de Violão – Instituto Preservarte
Sexta-feira (02)
20h – Dixieland – Banda Jazz volante – FAMES
Domingo (04)
17h – MB Trio Jazz – FAMES