Nesta sexta-feira (6) a Feira de Artesanato da Serra Sede vai voltar a funcionar na Praça do Encontro a partir das 17 horas. À frente da iniciativa esta o Grupo de Artesãos de Serra Sede em parceria com a ACESS – Associação Comercial e Empresarial de Serra Sede.
Cerca de quinze barracas vão participar da feira oferecendo diversos tipos de artesanato. Quem for ao local poderá encontrar camisas, cerâmica decorativas, canecas com temas serranos, arte em EVA e madeira, chaveiros e acessórios em pérolas, arte com retalhos de tecido e com materiais reutilizáveis, roupas para bonecas, peso de porta, ecobag e ainda máscara de tecido e adereços e cabelo em tecido.
“Hoje (6) teremos reinauguração da feira do artesanato de Serra Sede. A ACESS que está puxando este movimento cujo objetivo é desenvolver o artesanato e a cultura da cidade da Serra a partir das tradições de Serra Sede”, conta Edson Quintino, presidente da ACESS – Associação Comercial e Empresarial de Serra Sede.
Edson chama o público da região de Sede e de todo o município para prestigiar a feira. “Este trabalho é honesto, digno, porque além de proporcionar ganhos aos artesãos, também a cidade ganha ao trabalhar a cultura, ao proporcionar a geração de renda e pela organização social de um seguimento forte, porém historicamente disperso. Eu acredito neste grupo e neste trabalho!”, afirma Quintino.
Como tudo começou
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Serra Sede, Edson Quintino conta que há décadas as pessoas diziam em muitos lugares que a Sede precisava de Feira de Artesanato para mostrar a cultura local.
“Por entender que ideia sem ação não quer dizer absolutamente nada, graças da ação em grupo, chegou-se a conclusão que era primeiro necessário unir forças. Daí criamos o grupo e propusemos que quando este grupo estivesse com 50 participantes, faríamos a primeira reunião. O objetivo central foi e é colocar em evidência a cultura local nas suas diversas formas de expressão. Assim, em alto estilo, fomos ao Sebrae e conseguimos a primeira palestra sobre associativismo”.
Segundo ele, depois veio a segunda reunião no Auditório da Câmara Municipal da Serra, puxada pela ACESS sobre “Técnicas de Vendas” e os artesãos compareceram em massa. A terceira palestra foi sobre “Artesanato Competitivo” e de acordo com Edson foi sucesso de aproveitamento e de público.
“Enquanto isso, o grupo continuava a crescer. Batemos rapidamente a casa dos 70 participantes. Conseguimos a instalação de uma tenda do Sebrae, na Semana do Empreendedor, que foi instalada na Sede do município, e em parceria inédita entre ACESS, Sebrae e Prefeitura, conseguimos”.
E o evento serviu como um balão de ensaio. “Houve as primeiras exposições do artesanato de Serra Sede. O grupo de artesãos adquiriu confiança, visibilidade e coesão. Fizemos aproximação com a Aderes, com as diversas secretarias da Prefeitura e inúmeras reuniões entre nós. Criamos em assembleia a comissão de seis pessoas para conduzir os trabalhos e conseguimos conquistar o primeiro objetivo que é a Feira do Artesanato, com todos os participantes licenciados pelo município com base no Código de Posturas da Cidade da Serra”, finaliza.
Daqui pra frente, em trabalho continuado, a ACESS trabalhará o desenvolvimento da cultura serrana através da cadeia produtiva do artesanato, envolvendo os empreendedores, a população e o poder público, para que de forma sustentada este segmento possa, além de gerar renda para os que do artesanato se ocupam, também através das secretarias envolvidas (Sedec, Setur, Sedur, Sedu) possam ajudar a desenvolver a cadeia produtiva do artesanato.
“Tenho certeza que agora o terreno está sendo preparado para o surgimento das “lembranças de Serra Sede”, através dos Chicos Pregos, Igreja Nossa Senhora Conceição, São Beneditos, Navios Palermo, Mestre Álvaros, Casacas, Tambores de congo e muito mais, expressas, em bordados, pinturas, literaturas, músicas, esculturas, gessarias, vitrais. Enfim, dados os primeiros passos de uma grande caminhada, conclamo a todos os serranos ao apoio a feira do artesanato, porque esta iniciativa faz parte do projeto de Construção da Nova Serra Sede”, finaliza Edson.