Bruno Lyra
R$ 50 milhões. Essa é a expectativa de negócios da Feira da Metalmecânica, Energia e Automação – Mec Show, que acontece entre as próximas terça (26) e sexta-feira (29) no Pavilhão de Carapina. Serão 130 expositores de 09 estados e os organizadores esperam receber 17 mil visitantes no evento.
Uma das entidades que está à frente da Mec Show é o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do ES (Sindifer). E de acordo com o presidente do Sindifer, Manoel Pimenta, há uma expectativa grande da retomada de negócios no ES, apesar do momento difícil que o estado atravessa com a paralisação da Samarco e os desinvestimentos da Petrobrás.
“O setor de petróleo já dá sinais de recuperação. Na feira haverá um espaço específico para o setor de óleo e gás, tradicional cliente do arranjo metalmecânico e elétrico. E também para o de inovação, que é o caminho para a retomada do crescimento, onde as empresas procuram alternativa para sair do modelo atual”, frisa.
Para Manuel, além do arranjo do petróleo, a presença das grandes plantas industriais da Vale, Fíbria e Arcelor no ES permitiram que as empresas de metalmecânica desenvolvessem know how para atuar em outros mercados. “Hoje somos referência na montagem de plantas de celulose e também na siderurgia e mineração”, destaca.
E a Serra é o carro chefe do setor. Cerca de 60% das 1,2 mil indústrias do ES estão na cidade, que abriga 15 mil dos 25 mil empregos gerados no Estado.
Serviço
Mec Show 2016 – Pavilhão de Carapina – Serra ES
26 a 29 de julho – Das 15h às 21h com entrada até às 20h
Entrada só para convidados ou credenciados online (http://www.mecshow.com.br)