Por Ayanne Karoline
Ser saudável está na moda. Quem não quer consumir verduras e frutas sem agrotóxico? Em Colina de Laranjeiras, na praça, esse benefício é ofertado na Feira Orgânica todas as quintas, das 16 às 20h. A feira gera renda para 15 comerciantes e atende cerca de 500 clientes por semana.
Frutas da época, verduras, hortaliças e legumes que vêm de Santa Maria de Jetibá, Iconha e Fundão são cultivados com técnicas que respeitam o meio ambiente e a saúde do consumidor.
Stefanne Amorim, moradora do bairro e cliente assídua, é amante de uma dieta saudável. “Fui criada no interior, na roça, por isso sou acostumada com esse tipo de alimento. É ótimo comprar produtos de qualidade e naturais, perto de casa”, narra.
O presidente da Associação de Moradores de Colina de Laranjeiras, Adriano Cordeiro, explica que a feira ainda está se consolidando e o fluxo aumenta a cada semana, pois alcança pessoas de outros bairros, como os do Civit, que não têm esse tipo de serviço.
A ideia é trazer novos comerciantes, principalmente da Serra. “Buscamos incentivar, junto à prefeitura, os produtores a se adequar e ter certificação que os deixem aptos a participar. Ganham produtor, município e consumidor”, conta Adriano.
O chefe da divisão de agricultura orgânica de Santa Maria de Jetibá, Deolindo Butescke, conta que o gosto pelos orgânicos aumenta a cada dia. “Quem acostuma não troca por outro. Faz bem para a saúde e é mais barato do que os comprados em supermercado” avalia.
Incentivo
A Prefeitura da Serra capacitou em 2014 produtores para a Agricultura Orgânica com o objetivo de fomentar a produção de hortaliças em geral, com técnicas de produção orgânica, para o consumo familiar, beneficiamento primário e comercialização.
“A agricultura orgânica ganha força na sociedade porque promove um estilo de vida mais saudável e beneficia diretamente a agricultura familiar. Esse segmento também merece ser estimulado no município”, destaca o secretário de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca, Paulo Menegueli.