Serra, 19 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Economia

Serra, 12 de dezembro de 2014 às 14:14

Feira de produtos orgânicos ganha região nobre


Produtos Frescos. A feira que acontece na praça do bairro oferece verduras e legumes de qualidade e sem agrotóxicos. Foto: Divulgação/PMS

Produtos Frescos. A feira que acontece na praça do bairro oferece verduras e legumes de qualidade e sem agrotóxicos. Foto: Divulgação/PMS

Por Ayanne Karoline

Ser saudável está na moda. Quem não quer consumir verduras e frutas sem agrotóxico? Em Colina de Laranjeiras, na praça, esse benefício é ofertado na Feira Orgânica todas as quintas, das 16 às 20h. A feira gera renda para 15 comerciantes e atende cerca de 500 clientes por semana.

Frutas da época, verduras, hortaliças e legumes que vêm de Santa Maria de Jetibá, Iconha e Fundão são cultivados com técnicas que respeitam o meio ambiente e a saúde do consumidor.

Stefanne Amorim, moradora do bairro e cliente assídua, é amante de uma dieta saudável. “Fui criada no interior, na roça, por isso sou acostumada com esse tipo de alimento. É ótimo comprar produtos de qualidade e naturais, perto de casa”, narra.

O presidente da Associação de Moradores de Colina de Laranjeiras, Adriano Cordeiro, explica que a feira ainda está se consolidando e o fluxo aumenta a cada semana, pois alcança pessoas de outros bairros, como os do Civit, que não têm esse tipo de serviço.

A ideia é trazer novos comerciantes, principalmente da Serra. “Buscamos incentivar, junto à prefeitura, os produtores a se adequar e ter certificação que os deixem aptos a participar. Ganham produtor, município e consumidor”, conta Adriano.

O chefe da divisão de agricultura orgânica de Santa Maria de Jetibá, Deolindo Butescke, conta que o gosto pelos orgânicos aumenta a cada dia. “Quem acostuma não troca por outro. Faz bem para a saúde e é mais barato do que os comprados em supermercado” avalia.

Incentivo

A Prefeitura da Serra capacitou em 2014 produtores para a Agricultura Orgânica com o objetivo de fomentar a produção de hortaliças em geral, com técnicas de produção orgânica, para o consumo familiar, beneficiamento primário e comercialização.

“A agricultura orgânica ganha força na sociedade porque promove um estilo de vida mais saudável e beneficia diretamente a agricultura familiar. Esse segmento também merece ser estimulado no município”, destaca o secretário de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca, Paulo Menegueli.

 




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por