Realizada no Pavilhão de Carapina, na Serra, a Feira dos Municípios de 2024 foi prestigiada por 80 mil pessoas. O número é 30% maior que a edição do ano passado. Entre a quinta-feira (06) e o domingo (09), a população teve acesso à programação e pode conhecer a cultura, a história, a gastronomia e os potenciais econômicos dos 78 municípios do Espírito Santo. Durante o evento, foi anunciada a data da feira em 2025: entre os dias 03 e 06 de abril.
O governador Renato Casagrande resumiu o espírito da feira. “O Governo do Estado monta toda essa estrutura para receber os municípios, mas se os municípios não vêm, não tem festa”, explicou no domingo. Casagrande esteve no evento durante três dias e visitou estandes dos 78 municípios capixabas.
A abertura da Feira, na quinta, já dava mostras de que o público seria maior do que no ano passado. À noite, os capixabas que saíram do trabalho foram conferir o que a organização montou e o que os 78 municípios capixabas levaram para mostrar.
Na sexta-feira o público foi ainda maior. E no sábado e domingo, já pela manhã, era possível ver as famílias chegando para visitar e conferir todas as atrações. Foram os dias com maior público.
Divisão do espaço
A Feira estava dividida em cinco espaços. A minifazendinha, onde crianças e adultos puderam interagir com diversos animais. No espaço flores, produtores de norte a sul expuseram e venderam orquídeas, samambaias, cactos, suculentas entre outras plantas.
A praça de alimentação abrigava os dois maiores palcos, o Pocar e o Raízes, onde mais de 20 atrações musicais capixabas se apresentaram, além dos 12 restaurantes, 12 cervejarias, a área de vinhos e de drinks.
Na gastronomia, a Feira contava ainda com uma área externa, anexa ao parque de diversões, com comidas, doces e duas cervejarias. O parque era o espaço da criançada que se divertiu nos brinquedos infláveis, na roda gigante e no tradicional touro mecânico.
O quinto e último espaço, considerado a alma da Feira dos Municípios, reuniu os 78 municípios capixabas divididos entre as 10 regiões turísticas do Espírito Santo. E nos estandes, os visitantes puderam conhecer todo o potencial turístico, cultural e econômico de cada município, com direito a degustação.