Baguetes, ciabatas, crostatas e versões integrais. São pães feitos através de processos de fermentação natural, com massas que chegam a descansar por mais de 12 horas, e que resultam em produtos com casca crocante e miolo aveludado, com cheiro de casa de avó. Numa versão rústica, os pães, que já ganharam fama de vilões de dietas, conquistam espaços na mesa de quem quer algo com qualidade, mais natural e, claro, com muito sabor.
Para apresentar este novo momento da panificação brasileira começa hoje (19) e vai até quinta-feira (21) no Pavilhão de Carapina, durante a Super Feira Acaps Panshow.
O evento terá presença de renomados profissionais da área como Rogério Shimura – chef boulanger proprietário da Levain, conceituada escola de panificação de São Paulo, e ex-sócio do chef Alex Atala – e Papoula Almeida, chef-sócia da Padoca do Maní, eleita ano passado a melhor padaria de São Paulo.
Com uma vasta programação, que inclui ainda a presença do chef alemão Martin Göttlich, e do chef capixaba Juarez Campos, o estande do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães) e da Associação da Indústria de Panificação do Espírito Santo (Aipães) será uma padaria em pleno funcionamento, com fornos, área de preparo e espaço para se tomar um cafezinho. Projeto denominado #vemprapadaria, o estande de 240 metros quadrados contará ainda com a Arena Panshow, com capacidade para 50 pessoas para a realização de aulas show.
Com 2 mil padarias no Espírito Santo que geram 25 mil empregos diretos empregos e faturam R$ 2,7 bilhões por ano, esse é o primeiro passo de um projeto do Sindipães em parceria com a Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip) para aumentar o consumo per capita de pão no Brasil, que hoje é de 34 quilos. Em países como Chile, Alemanha e Argentina, esse número é de 93, 75 e 73 quilos por pessoa, respectivamente.
Programação
19 de setembro
15h30 às 16h30: Confeitaria afetiva, com chef Harliey Gudy Remorino Kilppel
17 às 19h: Pão Alimento, com chef padeira Papoula Ribeiro, da Padoca do Maní
19h30 às 21h: Massa Madre Alemã, com chef Martin Göttlich, padeiro alemão especialista em panificação
20 de setembro
15h30 às 16h30: O Pão nosso de cada dia, com chef Isaura Pinho Caliari / Maria Luiza Gireli
17 às 19h: O Pão na Gastronomia, com chef Juarez Campos
19h30 às 21h: Pães artesanais com uso de fermentação natural, com Genilson Pereira e Adenailton
21 de setembro
15h30 às 16h30: Rick’s Burger: vivenciando a formação de uma marca – Case de Sucesso com Henrique Cesar Malhado
17 às 19h: Fermentação Natural na Panificação, com chef Rogério Shimura, da Levain Escola de Panificação
19h30 às 21h: Chocolateria na Panificação, com chef Evelize Fraga