De norte a sul do Espírito Santo, capixabas e turistas se deliciam com típicos sabores e pratos gastronômicos que só o Estado pode oferecer. Com o intuito de reunir todas as delícias que representam as raízes dessas terras privilegiadas, a Feira Sabores da Terra reúne, nesta semana, de quinta (7) ao domingo (10), empreendedores rurais na Praça do Papa, em Vitória, para expor suas produções gastronômicas de forma única e especial.
De Venda Nova do Imigrante vem uma tradição muito comum: o tombo da polenta. Neste ano, o momento tradicional terá vez na capital do Espírito Santo, com a presença da realeza do município, de voluntários e de descendentes de italianos para realizar o cortejo e o mini tombo da polenta. O momento traz tradição e cultura italiana para a Feira, além, claro, do sabor do prato típico da cidade, que será servido aos visitantes com um molho especial.
Para a sobremesa, opção é o que não falta. Por exemplo, o chocolate orgânico “Espírito Santo” é uma escolha saborosa para os amantes do doce, que é feito de forma artesanal, desde a colheita do cacau até a produção do chocolate. Especialista na cultura desta fruta, a família de José Manuel Monteiro de Castro, produtor de cacau e de chocolate, atua no setor há 35 anos com muita dedicação.
Os amantes da massa italiana também terão vez na Feira Sabores da Terra. Vindos e fabricados em Nova Venécia, os macarrões Cappelletti e Tagliatella se destacam por serem produzidos com ovos caipira, farinha de trigo especial e semolina de trigo, além de terem um recheio bem estruturado. A Família Carloni, residente do município, atua no ramo há 9 anos e traz uma novidade para a Feira: o Cotellone, uma receita adaptada do tradicional zampone italiano.
A Feira Sabores da Terra reúne, ainda, gostos para os adultos. Neste ano, produtores apostam em linguiças variadas, que são difíceis de se encontrar fora do Espírito Santo, como a linguiça copa lombo com cerveja artesanal. Além da linguiça com álcool, visitantes poderão encontrar ainda espaços específicos para licores, hidromel, aguardente, vinhos e espumantes, como é o caso da Cantina Mattiello. Herança familiar de Eliton Stanger, chefe da família, o trabalho com vinhos e espumantes já existe há mais de 25 anos, com foco em produzir bebidas artesanais de qualidade, que resgatam a cultura italiana e têm um gosto especial: o da jabuticaba.
Além de provar as diversas delícias produzidas em terras capixabas e apreciar artesanatos de vários tipos, o evento é uma excelente oportunidade de conhecer novos sabores sem gastar muito. Os produtos são vendidos a partir de R$2. Além de opções gastronômicas, os visitantes poderão adquirir flores, bebidas e outros souvenirs.
Protocolo de segurança da Feira
Diante do contexto pandêmico do Estado, o evento disponibilizará pias para lavagem das mãos e estações com disposição de álcool gel. Além disso, para visitar o evento, é obrigatório o uso adequado das máscaras. Nos dias de realização da Feira, uma enfermeira estará nos corredores para auxiliar no cuidado com os protocolos de segurança adotados.
Serviço
A Feira Sabores da Terra é gratuita e acontece de 7 a 10 de abril, na Praça do Papa, em Vitória.
Horários:
Quinta e Sexta (7 e 8 de abril), das 16h às 22h
Sábado (9 de abril), das 10h às 22h
Domingo (10 de abril), das 10h às 18h