Categories: Notícias

Fera na escola, serrano de 16 anos vai estudar na Inglaterra

 

João recebeu três medalhas em Olimpíadas este ano: uma de ouro e duas de prata. Foto: Fábio Barcelos

Um estudante de ensino médio da Serra, de apenas 16 anos, é a prova de que dedicação é a chave para o sucesso. João Schuchter, de Manguinhos, só este ano faturou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia e prata nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, Astrofísica e Astronomia. E as conquistas do jovem já lhe renderam carimbos no passaporte.

Em janeiro de 2017, João irá para a Inglaterra fazer um curso de verão na KingsCollege  de Bournemouth. O curso foi um prêmio que ele recebeu do colégio Darwin, onde concorreu com todos os alunos da rede no ES. Ele estuda na unidade de Colina de Laranjeiras e terá todas as despesas pagas pela escola e pela DNA Turismo.

Esta é a segunda viagem de João para cursos no exterior com bolsa. Em janeiro, ele foi estudar inglês no Young Global Scholars, na Universidade de Yale, EUA. 

João é determinado: seu objetivo é estudar na Universidade de Columbia, em Nova Iorque. “Quero algo na área de política e relações exteriores para contribuir com a sociedade”, sonha.

A escolha não é à toa. Além das excelentes notas, João participa de ações que ajudam o próximo. Ele e o responsável pelo Projeto Limpajuda, onde junto com uma equipe de colegas estudantes faz produtos de higiene e limpeza no laboratório da escola para doar a instituições. Este ano, quem recebeu foi o Lar da Terceira Idade Profº Coelho Sampaio, em José de Anchieta.

João ainda tem fôlego para ser o embaixador estadual do projeto Inspirasonho, site que ajuda no acesso de estudantes a eventos, intercâmbios e palestras. E não para por aí. O jovem é Delegado Nacional da Juventude, da Secretaria Nacional da Juventude e tutor do Projeto Auxi – uma plataforma de mentoria virtual, para ajudar quem tem estudantes com dificuldades em alguma matéria.

E ‘o fera’ revela o segredo. “Leio mais de 50 livros por ano, minha mãe é pedagoga e me influenciou muito. Faço as atividades de casa, de sala, e outras, mesmo que os professores não passem. Além da escola, estudo de 4h a 5 h por dia”, revela.

João tem um canal no You Tube onde dá dicas para sucesso nos estudos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Vídeo| Carro cai de viaduto e é “parado” por palmeira na Serra

Um carro caiu de um viaduto situado na Rodovia Mário Covas na Serra na noite dessa sexta-feira (26). O carro…

4 horas atrás

Veja qual a previsão do tempo para este fim de semana na Serra

Mais um final de semana chegou e com ele a tradicional previsão do Tempo Novo. Veja como ficam os termômetros…

4 horas atrás

Serra registra três incêndios em menos de 24h

Três incêndios foram registrados por leitores em menos de 24h na Serra. O primeiro na quinta-feira (25) em uma vegetação…

4 horas atrás

Serra é a cidade que mais cadastrou famílias na Tarifa Social de energia em 2024

Somente nos últimos quatro meses de 2024, 5.833 famílias da Serra foram cadastradas no benefício da Tarifa Social de Energia…

21 horas atrás

Partido de Casagrande, o PSB, oficializa apoio a Weverson Meireles para prefeito da Serra

Na noite desta quinta-feira (25), o PSB, partido do governador Renato Casagrande, realizou sua convenção na Serra. Aproximadamente 600 pessoas…

1 dia atrás