Vitória faz aniversário no dia 8 e estica o feriadão da Independência, levando mais pessoas a bancos, lotéricas e comércios da Serra
Clarice Poltronieri
Na próxima semana, o comércio serrano deve receber um impulso. É que o feriadão prolongado em Vitória leva muita gente ao comércio, bancos e lotéricas da Serra. A capital faz aniversário em 08 de setembro, um dia depois do feriado da Independência do Brasil no dia 07 e deve emendar a sexta – feira (09).
Sempre que acontece isso, os comerciantes do varejo da Serra percebem o aumento de 15 a 50%, dependendo do tipo de estabelecimento. E a explicação como muitos serranos trabalham na capital, acabam aproveitando que aqui fica tudo aberto para resolver questões bancárias e ainda ir às compras.
O proprietário da Central Cartuchos, em Laranjeiras, Ademilson Endlich, percebe que o movimento aumenta na data. “Muitos trabalham em Vitória e moram aqui, então aproveitam a folga para pagar contas perto de casa e acabam dando uma passada nas lojas. O movimento na loja aumenta em torno de 15%”.
Para quem trabalha como correspondente bancário, o movimento é ainda maior. “Acontece um aumento de uns 30% na loja. Normalmente são os moradores da Serra que trabalham em Vitória e aproveitam a folga para pagar suas contas, já que coincide com o início do mês”, diz Bruno Krohling Fabem, proprietário de um Banesfácil em Laranjeiras.
O diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas, Samuel Vale, explica os motivos do aumento no comércio. “A Serra tem um parque de serviço e comércio respeitável e o feriado gera a permanência das pessoas na cidade. Além dos moradores que ficam na cidade, há pessoas de outros municípios que têm demandas e migram para cá. Os serviços de aluguel de carros, salões de beleza, supermercados, além do turismo de praia e agroturismo, como bares e restaurantes, são os que mais se beneficiam nesta data, especialmente quando cai em um dia útil já no fim da semana, como é o caso deste ano”, aponta.
E quem trabalha nos balneários também fatura com a folga, já que muitos moradores da capital vêm resolver questões no comércio daqui, ou mesmo aproveitar o descanso, movimentando o turismo local.
“Todo ano, desde que tenha um tempo aberto, o movimento aumenta em 80% nos restaurantes no dia sete e 50% no dia oito. O pessoal que está de folga, aproveita para vir a Manguinhos”, conta Geraldo Alves, o “Geraldinho”, um dos sócios do restaurante Enseada de Manguinhos.
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…