Divirta-se

Feriado Municipal | Serra festeja 465 anos e dia de Nossa Senhora Conceição com carreata e missas

Assim como em 2020, não haverá procissão pelas ruas da Sede, como de costume e sim uma carreata com as imagens dos padroeiros da Serra Nossa Senhora Conceição e São Benedito, com o objetivo de evitar aglomeração e contato entre os fieis. Foto: Arquivo TN/Edson Reis

Nesta quarta-feira (8), a Serra vai completar 465 anos. No mesmo dia, também se comemora a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. Amanhã, portanto, é feriado municipal e este ano por conta da pandemia e do aparecimento da nova variante Ômicron não haverá eventos abertos com shows na cidade para celebrar a data como de costume.

A festa de São Benedito que tradicionalmente reúne milhares de pessoas, também foi cancelada e vai acontecer este ano no formato virtual.

Apesar de a festa profana não acontecer, a religiosa está garantida. De acordo informações da paróquia Nossa Senhora Conceição não haverá procissão pelas ruas da Sede, como de costume e sim uma carreata com as imagens dos padroeiros da Serra Nossa Senhora Conceição e São Benedito, com o objetivo de evitar aglomeração e contato entre os fieis.

+ Veja o que funciona e o que não funciona no feriado desta quarta na Serra

A festa da Imaculada Conceição terá ofício solene nesta terça-feira (7) às 19 horas e às 19h30 missa com presença do padre Jones Teixeira e dos seminaristas do Seminário da Arquidiocese Nossa Senhora da Penha. A missa será presencial e também transmitida de forma on-line clicando aqui.  Quem for a Igreja Matriz, o uso de máscara é obrigatório.

Já na quarta (8) – feriado municipal – haverá missa, às 8h, às 15h e missa festiva às 18 horas. Ao final da missa, vai ter carreata em homenagem à padroeira da cidade. A carreata sairá de frente a igreja e seguirá o percurso pelas principais vias da Serra Sede. As imagens de Nossa Senhora Conceição padroeira da cidade e também de São Benedito, padroeiro da Serra, serão exibida pelas ruas da Sede em cima de um carro. Às 21 horas, tem sorteio da ação entre amigos.

Conheça a história

A Serra era habitada por índios tupis e, no século XVI, brancos e mestiços vieram para cá em busca de ouro. Em 8 de dezembro de 1556, o jesuíta Braz Lourenço e o índio temiminó Maracajaguaçu fundaram a aldeia de Nossa Senhora da Conceição, no entorno do Mestre Álvaro. Ainda naquele século, os padres Jesuítas ergueram a capela de São João de Carapina e, depois, a Igreja dos Reis Magos, esta última com a participação do padre Anchieta. A emancipação da cidade veio bem mais tarde, em 6 de dezembro de 1875.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Homem morre em grave acidente na Serra

Além do motorista, estava no carro uma mulher que foi levada ao Hospital Jayme dos Santos Neves/ Foto: Redes Sociais…

17 horas atrás

Projeto registra memórias de gestantes internadas na Maternidade de Alto Risco do Hospital Jayme Santos Neves

A ação é voltada para gestantes que enfrentam uma internação prolongada devido a condições de alto risco/ Foto: Sesa A…

21 horas atrás

Chamadão da EJA termina nesta segunda-feira (31) na Serra

Termina nestaa segunda-feira (31) o prazo para participar do “Chamadão da EJA”, uma oportunidade para quem ainda não concluiu o…

22 horas atrás

Cerca de 2,5 toneladas de fio de cobre são apreendidas na Serra

Cerca de cinco pessoas foram presas junto com material/ Foto: Divulgação PCES A integração entre a Polícia Civil do Espírito…

2 dias atrás

Fim de semana de muitas nuvens na Serra

O tempo amanheceu nublado em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli O último fim de semana de março chegou e, com…

2 dias atrás

Peças a partir de R$5 no Bazar da Apae da Serra

As peças que variam em tamanhos e modelagens estão disponíveis a partir de R$5/ Foto: Divulgação Nos dias 7 e…

2 dias atrás