Por Anderson Soares
Foi dada a largada para escolha do presidente da Assembleia Legislativa (Ales) para o biênio 2015/2016. A eleição da Mesa Diretora, que normalmente acontece na sessão de posse dos deputados, marcada para o próximo dia (01), movimentou um grupo de parlamentares interessados em comandar o Legislativo Estadual.
Mas apesar dos agitos, o que se ouve nos corredores da Ales é que Theodorico Ferraço (DEM) deve ser reeleito com maioria absoluta dos votos dos colegas.
Parlamentares ligados à base do antigo governo Renato Casagrande (PSB) criaram um movimento para indicar ao posto o deputado Josias Da Vitória (PDT). Entre os deputados que faziam parte estavam o veterano Gilsinho Lopes (PR) e os novatos Marcos Bruno (PRTB) e Sérgio Majeski (PSDB). Pelo jeito nem todos aderiram.
Por telefone, o deputado Da Vitoria disse que em nenhum momento se colocou como candidato à Presidência da Casa. Mas que se sentiu lisonjeado pela confiança dos pares em fomentar o seu nome.
Da Vitória garantiu ainda que não há mais nenhum grupo formado com interesse de disputar a Presidência. “Theodorico é uma indicação do governador Hartung é um nome que representa consenso dentro da Casa”, afirmou.
No fim do ano passado, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pelo deputado Gilsinho Lopes (PR) gerou polêmica na Ales. A PEC mudava as regras estabelecidas no ano de 2003 (pós era Gratz) sobre a reeleição de membros da Mesa Diretora para uma legislatura seguinte.
A proposta foi aprovada e, com isso, Theodorico Ferraço não terá impedimento para disputar novamente a Presidência.
Futuro das comissões será decidido na posse: Bruno Lamas (PSB) quer Educação
Também no dia 01, após a posse dos deputados e a escolha da Mesa Diretora da Ales, é feita a distribuição do colegiado das comissões.
O único deputado eleito pelo município da Serra, Bruno Lamas (PSB) pretende pleitear a liderança da comissão de educação do Legislativo. A informação vem do próprio deputado, que destacou os feitos do seu trabalho como vereador do município e que pretende ampliar frente à Comissão de Educação.
Luiz durão continuará sendo deputado
Apesar de não ter conseguido a vitória direta nas urnas, Luiz Durão (PDT) deve continuar na Ales. Ele disputou as eleições pela coligação “Com a Força do Povo Capixaba: PT/PDT”, só que não conseguiu a reeleição. Segundo Da Vitória, o deputado eleito Nunes (PT) deve ser aproveitado à frente da Secretaria de Estado do Trabalho dando lugar ao colega de partido.