Uma rua transformada em depósito de carcaça de carros e espaço para desmonte de veículos que chegaram ao fim da vida útil e vão virar sucata. Assim é a Av. Linhares em Praia Grande, Fundão. A via que dá acesso à Ponte Velha sobre o rio Reis Magos e liga à Nova Almeida, na Serra.
Além de impacto no manguezal do Reis Magos que fica próximo, a situação também é problema para moradores vizinhos, que toparam falar com a reportagem sob a condição de não terem o nome divulgado por temerem retaliação por parte dos responsáveis pelo ferro velho.
Esses moradores se queixam do barulho gerado no momento de desmonte dos carros. Veja o vídeo feito de um desmonte executado no início da semana.
Os vizinhos reclamam ainda do risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya com acúmulo de água da chuva nos pedaços das carcaças expostas, tanto das que ficam na rua quanto naquelas depositadas no terreno do ferro velho, que fica em frente e não possui cobertura.
Incêndio
Na madrugada da última segunda-feira (22), por volta das 2h, aconteceu uma situação ainda mais grave: um dos carros depositados na rua foi incendiado. De acordo com moradores, chegaram a haver explosões e o muro de uma residência foi danificado.
A Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Fundão afirmou, nesta sexta-feira (26), que o caso está sendo analisado e prometeu dar mais informações na próxima semana. A reportagem não conseguiu contato com os responsáveis pelo ferro velho.