Festa celebra padroeira e 462 anos da Serra | Portal Tempo Novo

Serra, 19 de dezembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cultura

Serra, 4 de dezembro de 2018 às 10:17

Festa celebra padroeira e 462 anos da Serra

Por Ana Paula Bonelli
[email protected]

O serrano Gabriel Criste não perde o rito religioso nem a festança que marca o aniversário da cidade. Foto: Edson Reis

A Serra completa neste sábado (8), 462 anos de história, neste dia também é comemorado o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. Para festejar, haverá missas e shows na Serra-Sede. O mês de dezembro reserva ainda na agenda, tradições como a cortada, a puxada e a fincada do mastro de São Benedito, sempre regado a muito congo.

Os festejos para a santa começaram em novembro com novenas na Igreja Matriz, na Sede, que leva o mesmo nome da padroeira. Nesta terça-feira (3), as orações continuam até a sexta-feira (7) na Matriz, sempre às 19h30. Às 21h, da sexta tem ainda gincana musical com crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, do grupo de catequese da Igreja Matriz. Serão dez apresentações, sendo que cada um poderá cantar até duas músicas.

Já no sábado (8), os festejos começam logo cedo, às 8h30 com Ofício a Imaculada Conceição, na igreja Matriz. Haverá ainda barracas de comidas típicas. Às 9h, missa com as crianças e às 15h, a tradicional celebração da saúde direcionada para idosos e enfermos.

Às 17h30, acontece a procissão de Nossa Senhora da Conceição que ganha as ruas da Sede ao som de louvores. A  banda Estrela dos Artistas se apresenta às 19h30 e, em seguida, às 21 horas, tem show com o Padre Anderson Gomes.

Após a missa haverá bazar, venda de artigos religiosos e ainda ação entre amigos

Conheça a história

A Serra era habitada por índios tupis e no século XVI brancos e mestiços vieram para cá em busca de ouro. Em 08 de dezembro de 1556 o jesuíta Braz Lourenço e o índio temiminó Maracajaguaçu fundaram a aldeia de Nossa Senhora da Conceição, no entorno do Mestre Álvaro. Ainda naquele século, os padres Jesuítas ergueram a capela de São João de Carapina e depois a Igreja dos Três Reis Magos, esta última com participação do Padre Anchieta. A  emancipação da cidade veio bem mais tarde, em 6 de dezembro de 1875.

Os festejos fazem parte do ciclo folclórico, religioso e cultural da Serra e tem o apoio da Prefeitura da Serra.




O que você acha ?

Você vai passar o Réveillon na Serra?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por