Nesta terça-feira (8), a Serra vai completar 464 anos. No mesmo dia, também se comemora a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. Amanhã, portanto, é feriado municipal e este ano por conta da pandemia do novo coronavírus não haverá eventos abertos com shows na cidade para celebrar a data como de costume.
A Prefeitura da Serra já soltou uma nota que diz que por recomendação do Ministério Público do Espírito Santo e orientação do Governo do Estado, o município vai suspender todas as festividades de fim de ano previstas no calendário cultural. São elas: aniversário da Serra, festas de Nossa Senhora da Conceição e de São Benedito, cantatas de Natal e fogos de Reveillon. A festa de São Benedito vai acontecer neste ano no formato virtual.
De acordo com o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer da Serra, Alessandre Motta, o município irá seguir as recomendações para suspensão da programação presencial das festividades, a fim de proteger a saúde e a vida das pessoas, evitando a propagação do coronavírus.
+ Terça-feira (8) é feriado na Serra | Veja o que funciona e o que não funciona na cidade
O TEMPO NOVO procurou a paróquia Nossa Senhora Conceição para saber se haverá programação religiosa para festejar a data. Não haverá procissão pelas ruas da Sede, como de costume e sim uma carreata, com o objetivo de evitar aglomeração e contato entre os fieis.
Nesta terça-feira (8) vai ter missa na igreja nova, na Serra Sede, que fica o lado da Igreja Matriz, às 8 horas para todas as idades. Às 14 horas, o horário será dedicado para idosos e doentes e às 18h30 haverá a última missa do dia. Vale lembrar, que em todas as missas será respeitado o distanciamento social afim de evitar a aglomerações; será feita também a higienização de fieis antes de entrarem na igreja e o uso de máscara é obrigatório.
Ao final da missa das 18h30, vai ter carreata em homenagem a padroeira da cidade. A carreata sairá de frente a igreja e seguirá o percurso pelas principais vias da Serra Sede. A imagem da santa também será exibida pelas ruas da Sede em cima de um carro.
Conheça a história
A Serra era habitada por índios tupis e, no século XVI, brancos e mestiços vieram para cá em busca de ouro. Em 8 de dezembro de 1556, o jesuíta Braz Lourenço e o índio temiminó Maracajaguaçu fundaram a aldeia de Nossa Senhora da Conceição, no entorno do Mestre Álvaro. Ainda naquele século, os padres Jesuítas ergueram a capela de São João de Carapina e, depois, a Igreja dos Reis Magos, esta última com a participação do padre Anchieta. A emancipação da cidade veio bem mais tarde, em 6 de dezembro de 1875.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, comemora dados divulgados pelo Caged, que confirmam a liderança da Serra na geração de…
Crédito: Divulgação Nestes dois primeiros meses do ano, o eixo Serra-Aracruz-Linhares está com tudo no que diz respeito a geração…
O Roda de Botequim - Harmonização com Cervejas Artesanais, será dividido em dois momentos: aula-show gratuita e jantar exclusivo harmonizado…
A rodovia Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, foi utilizada por infratores para a realização de corrida clandestina. O evento…
Veja como regularizar o Título de Eleitor. Foto: Divulgação Mais de 5,2 milhões de eleitores faltosos devem ficar em dia…