Ana Paula Bonelli
Começa neste domingo (11), a tradicional Festa de São Benedito, na Serra-sede. Isto porque, a partir das 18h, acontece a cortada do mastro do santo, que ocorre há mais de 170 anos no município. Os festejos contarão ainda até o final do mês com a puxada e a fincada do mastro.
Neste domingo, o cortejo sai do bairro São Domingos e se dirige pelas principais ruas da Serra-sede até o prédio da Igreja Matriz. Por volta das 17h, o congo folclórico São Benedito vai a Igreja Matriz, onde o sineiro e o fogueiteiro aguardam os conguistas. Na igreja, os festeiros pedem permissão para os padroeiros São Benedito e Nossa Senhora da Conceição para darem início a festa de Santo Bino.
Acompanham os devotos festeiros três juntas de bois, enfeitadas com flores silvestres, que arrastam pelas ruas um enorme tronco representando o mastro de São Benedito. O evento também conta com a participação de cavaleiros e amazonas.
Estarão participando do cortejo as bandas de congo Folclórico São Benedito, Santo Expedito, Konchaça, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, de Pitanga, São Benedito de Santiago e São Benedito de Campinho da Serra II. Também estará presente a banda de música Estrela dos Artístas.
Dia 17 (sábado) acontece o Desfile das Bandas de Congo Mirim da Serra. Já no dia 24 (sábado) tem Alvorada de Natal, na Igreja Matriz e no dia 25 (domingo) acontece a puxada do navio Palermo. No dia 26, feriado municipal (Dia do Serrano e de São Benedito, padroeiro da Serra) acontece o ápice da festa em homenagem ao santo, com a puxada e a fincada do mastro. No dia 27 tem o Desfile das Bandas de Congo.