A tradicional Festa de São Benedito, padroeiro da Serra, terá início neste domingo (15) com a cortada do mastro e seguirá até o dia 27 de dezembro, na Serra Sede. Parte do calendário folclórico, religioso e cultural do município, a celebração, que ocorre há 179 anos, une manifestações de fé e cultura com atrações como bandas de congo, desfiles, missas, shows locais e show nacional com o sambista carioca Mumuzinho.
A programação inclui ainda a cortada, puxada e fincada do mastro, além de uma queima de fogos com duração aproximada de 10 minutos.
Os festejos começaram no último sábado (7), com a tradicional retirada do tronco de Guanandi, utilizada para o mastro de São Benedito, em um evento que contou com a participação de festeiros e devotos.
+ Fafy Siqueira canta Roberto Carlos em espetáculo gratuito de balé na Serra
No domingo (15), o cortejo de fiéis e conguistas se reunirá no bairro São Domingos e seguirá pelas principais ruas da Serra Sede até a Igreja Matriz. Por volta das 17h, o Congo Folclórico São Benedito conduzirá os participantes à igreja, onde serão recebidos pelo sineiro e fogueteiro. Durante a cerimônia, os festeiros pedirão permissão aos padroeiros São Benedito e Nossa Senhora da Conceição para dar início oficial à festa de Santo Bino.
O desfile contará com três juntas de bois enfeitadas com flores silvestres, que transportarão pelas ruas o tronco que representará o mastro de São Benedito. Cavaleiros e amazonas também marcarão presença, fortalecendo a conexão entre a tradição e a cultura local.
Durante todo o trajeto, o cortejo é acompanhado pelas bandas de congo Folclórico São Benedito, São Benedito de Campinho da Serra II, São Benedito e N.Sra do Rosário de Pitanga, São Benedito de Santiago, Konschaça, Santo Expedito e banda de música Estrela dos Artistas.
Shows e atrações
Os festejos seguem até 27 de dezembro e incluem apresentações de artistas locais como Pele Morena, João Felipe e Rafael, Dani Machado, Leley e Jean Felipe, além de outras atividades culturais e religiosas.
Reconhecimento cultural
A festa é organizada pela Associação de Bandas de Congo da Serra e conta com o apoio da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur). Desde junho de 2021, o evento é reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial da Serra, conforme a Lei nº 5.308/2021, sancionada pelo prefeito Sérgio Vidigal.
Programação da Festa de São Benedito 2024
Início: Domingo, 15 de dezembro
Local: Serra Sede
Domingo (15/12)
- 17h: Cortada do Mastro
Quinta-feira (21/12)
- 18h: Desfile das Bandas de Congo Mirins da Serra
Domingo (24/12)
- 5h: Alvorada de Natal com Banda de Congo Konshaça e Banda Estrela dos Artistas
- 20h: Missa de Natal na Igreja Matriz
Segunda-feira (25/12)
- 17h: Missa e Procissão de Natal e de São Benedito
- 20h: Puxada do navio Palermo com Bandas de Congo e Banda Estrela dos Artistas
- 21h30: Show com Pele Morena
- 22h30: Show com João Felipe e Rafael
Terça-feira (26/12) – Dia do Serrano
- 9h: Missa do Serrano na Igreja Matriz
- 11h: Solenidade na Câmara da Serra: Transferência da Capital do Estado para a Serra e entrega do título de cidadão Serrano
- 12h: Exposição da Imagem de São Benedito na Igreja Matriz
- 18h30: Puxada do Mastro com Bandas de Congo e Banda Estrela dos Artistas
- 21h: Fincada do Mastro e show pirotécnico
- 21h30: Show com Dani Machado
- 22h30: Show com Mumuzinho
Quarta-feira (27/12)
- 19h: Desfile das Bandas de Congo
- 19h30: Missa na Igreja Matriz
- 21h30: Show com Leley
- 22h30: Show com Jean Felipe