Por Ana Paula Bonelli
Em 29 de junho comemora-se o dia do padroeiro dos pescadores – São Pedro, e na Serra o santo é homenageado com toda pompa.
O pontapé inicial para os festejos, que acontecem há mais de cem anos em Jacaraípe, será dado neste domingo (14), com a cortada do mastro de São Pedro. E a agenda tem início logo cedo.
Pela manhã, às 8h, tem missa na Igreja Matriz. Mais tarde, às 14h, conguistas e fieis saem da Igreja Matriz, em cortejo, rumo à lagoa Jacunem, onde o mastro está escondido.
De lá, seguem carregando o mastro num trajeto de cerca de dois quilômetros. Passam pelas principais vias do bairro até chegar à Igreja Matriz, onde o símbolo religioso permanecerá até o dia 27, quando acontece a descida do mastro e do navio.
Segundo Antônio Correa Miguel, um dos organizadores da festa que também pertence ao grupo que faz parte da Paróquia de São Pedro, são esperadas 1000 pessoas para a cortada. “Trezentos pescadores foram convidados. É uma tradição, e a comunidade sempre participa em massa”, detalha.
Da cortada do mastro participam as bandas de congo Nossa Senhora da Conceição e Beira Mar.
Mais festa
Os festejos de São Pedro continuam na comunidade nos dias 25, 26, 27 28 e 29. Na agenda, shows musicais de forró, country e banda católica, além de dança da quadrilha e barracas com comidas e bebidas típicas.
Dentre as atrações estão a banda católica Água Viva e os cantores Lion e Ferreira Som. Além deles, bandas de congo também estarão presentes na segunda etapa da festa. Cerca de seis bandas participam. A banda de música Estrela dos Artistas também está confirmada na programação.