Neste domingo (16), Jacaraípe, na Serra, dá início aos tradicionais festejos de São Pedro – padroeiro dos pescadores. A festividade começa com o ritual da cortada do mastro, que será acompanhado de apresentação de congo da banda local, Nossa Senhora da Conceição.
O ciclo folclórico religioso inicia com este evento e inclui a descida e a subida do navio ainda no mês de junho, culminando no dia 4 de agosto com a derrubada do mastro.
De acordo com a organização, a cortada do mastro ocorre no sábado (15) às 7 horas, quando um grupo se dirige à mata para cortar um tronco, que será usado como mastro. No mesmo local, uma nova árvore é plantada em substituição à cortada.
+ Cabana do Luiz promove tarde de samba a partir deste sábado na Serra
O mastro é então escondido até o domingo, quando às 15 horas, os fiéis se reúnem no pátio da Igreja São Pedro. A partir das 16 horas, o grupo desce até o final da Rua São Pedro, onde o mastro é encontrado e então transportado de volta em uma procissão liderada pelos fiéis e acompanhada pela banda de congo Nossa Senhora da Conceição.
O mastro permanecerá no local até o ponto alto dos festejos, que serão realizados nos dias 28, 29 e 30 de junho. A festa inclui ainda shows, dança de quadrilha, barracas de comidas e bebidas típicas, além de atividades religiosas. A programação completa dos shows será anunciada em breve.
Os festejos são uma realização da Associação das Bandas de Congo da Serra e da Prefeitura da Serra, com apoio da Equipe Festeiros de São Pedro/Jacaraípe.
Festa de São Pedro 2024
- Cortada do mastro :
Data 16/06/2024 às 15:00
- Descida do navio :
Data 29/06/2024 às 15:00 ( concentração no pátio da igreja São Pedro)
- Subida do navio :
Data 30/06/2024 às 17:00 ( Concentração no pátio da igreja São Pedro)
- Derrubada do mastro :
Data 04/08/2024 às 15:00