Há 177 anos, a Serra rende homenagem a seu padroeiro São Benedito e este ano a festa é presencial e já começou na cidade com a tradicional cortada do mastro do santo com uma multidão de devotos. Os festejos contarão ainda até o final do mês com a puxada e a fincada do mastro, além de shows e muita religiosidade. Tudo gratuito.
Os festejos continuam neste sábado (17), terá desfile das Bandas de Congo Mirins da Serra, a partir das 18 horas na Serra Sede.
Participam do encontro as bandas de congo mirim São Benedito e Santo Antônio de Pádua; São Benedito de Santiago; São Benedito e N.Sra da Conceição de Campinho da Serra II; São Benedito e N.Sra. do Rosário de Pitanga; Konschacinha; São Pedro de Jacaraípe; Santo Antônio de Bicanga, Congo mirim de Timbui e Congo mirim Cidade do Garoto-Serra.
A agenda continua no sábado (24) de madrugada, às 5 horas da manhã quando será realizada a alvorada de Natal com a banda congo Konchaça e a banda de música Estrela dos Artistas.
No Natal, dia 25, às 17 horas, acontece missa na Igreja Matriz, na Sede e a procissão de Natal e São Benedito.
Logo mais, às 20 horas, puxada do navio Palermo com diversas bandas de congo da Serra e a tradicional banda de música Estrela dos Artistas.
+ TN Retrô: “Um dos fatos históricos mais importantes da serra na última década”
Posteriormente, por volta das 20 horas, tem show com DJ JV Saxx, seguido de Jackson Lima, às 22h30.
No dia 26 – segunda-feira – é feriado municipal. Nesta data se comemora o Dia do Serrano e também São Benedito. A agenda começa às 9 horas, quando na Igreja Matriz, acontece a Missa do Serrano.
Às 11 horas, a programação é na Câmara de Vereadores da Serra, quando personalidades que importantes são agraciadas com o título de Cidadão Serrano. Na segunda (26), com a transferência simbólica, a Serra também será a capital do Espírito Santo.
Por volta do meio dia, acontece na igreja Matriz, a exposição da imagem de São Benedito com participação da banda de congo mais antiga da Serra, o Congo Folclórico São Benedito.
A noite, às 18h30, acontece o ponto alto dos festejos de Santo Bino. É hora da procissão de São de São Benedito e da tradicional puxada do mastro que terá presença de diversas bandas de congo e também da banda de música Estrela dos Artistas.
Às 21h30, em frente a Igreja Matriz será feita a fincada do mastro. Após a fincada tem show pirotécnico.
Às 22h, a banda Cheiro Moreno toca no palco montado na praça da Matriz levando seu repertório regado a muito axé music. Logo mais, às 22h30, o palco é cantor Diogo Nogueira, às 22h30.
A programação continua no dia 27, quando ocorre encontro das Bandas de Congo, às 19 horas, seguido de show com Taiana França, às 22h.
A realização da festa é da Associação das Bandas de Congo da Serra e da Prefeitura da Serra.