No dia 26, o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Novo Horizonte sediará o Festival DQuebrada. O evento de 12 horas de duração incluirá atividades como grafite, hip hop, rap, pagode, oficinas e dança, começando às 13h.
O festival é parte de uma iniciativa que busca democratizar a arte e a cultura e promover suas várias formas na comunidade, que é uma das áreas atendidas pelo Programa Estado Presente, do Governo do Estado, que se dedica a regiões com altos índices de vulnerabilidade social.
Marciel Cordeiro, escritor e idealizador do projeto, foi contemplado no edital de fomento à cultura do Estado do Espírito Santo para realização do festival.
Haverá um debate intitulado “Cultura e Consciência: a ‘função’ dos Racionais MC’s”, conduzido por Jorge do Nascimento, professor da Ufes e doutor em Letras Neolatinas.
Além disso, a designer de modas Pandora da Luz ministrará uma palestra sobre ‘Moda e Empreendedorismo’, abordando também temas como Hip Hop, Juventudes e Identidade.
O festival contará ainda com um painel de grafite do artista Voodoo, sessões musicais com o Dj Rael, uma feira literária do projeto Combiousa da editora Cousa, oficinas de escrita criativa com o rapper e produtor cultural Dasilva, e de pagode capixaba.
A programação inclui também uma oficina de desenho com o artista plástico e produtor cultural Mindu Zinek, uma batalha de MCs com o MC Chacal, apresentações de dança com o dançarino Will, música com Dj Jerê e o grupo 15 No Pente.
O CRJ de Novo Horizonte está localizado na Rua Gaivota, sem número, em Novo Horizonte.