Com um tema de fazer abrir o apetite “A Itália é aqui” o primeiro dia de abril vai começar recheado de delícias no interior do Estado.
Neste sábado (01), começa a 4ª edição do Santa Teresa Gourmet. O festival terá como tema principal a Itália. A cidade que é um dos berços da colonização italiana no Brasil receberá chefes de cozinha renomados e uma programação que irá movimentar a cidade entre os dias 1 e 23 de Abril. Os pratos encontrados no festival estão a partir de R$ 13 reais.
O evento contará com 40 empreendimentos. “Tendo como referência o festival de Tiradentes, em Minas Gerais, que é o maior do Brasil, o Santa Teresa Gourmet já está entre os mais importantes festivais de rua do país. A expectativa é de movimentar cinco milhões de reias durante o festival”, garantiu Eduardo do Instituto Panela de Barro.
Este ano, capitaneada pela secretaria de Turismo e Cultura, também são parceiras do evento as secretarias de Ação Social e a de Agricultura e Desenvolvimento Econômico.
Durantes os dias 20 a 23 de abril na praça Augusto Ruschi vão acontecer atrações culturais, aulas shows em uma grande tenda, com uma cozinha conceito oferecida pela Fiori Laticínios.
Os visitantes também poderão apreciar o novo espaço gastronômico com Food Trucks, Food Bikes e cervejas artesanais.
Produtores do Vale do Canaã estarão fazendo açúcar mascavo, melado de cana e fubá no moinho de pedra. Eles promoverão a pisa da uva na praça Augusto Ruschi. Na quinta-feira (20), as Nonas da melhor idade estarão fazendo pratos tradicionais como tortei, nhoque e risoto de frango.
Além dos donos de restaurantes, café, e lanchonetes, o Santa Teresa Gourmet envolve donos de cantinas, pousadas e hotéis e produtores do agronegócio.
No último ano foram inaugurados 10 restaurantes em Santa Teresa, consolidando a Doce Terra dos Colibris como um centro Gastronômico do estado. Nestes restaurantes são oferecidos desde pratos tradicionais como tortei de abóbora, galinha caipira com polenta, a pratos mais elaborados, como, Camarão à Provença (camarão rosa grelhado com moquequinha de camarões pequenos com farofa de pistache ao musseline de aipim) ou Padrino (hoque de banana da terra sem glútem , pancetta suína braseada com tomate pelato, crispy de couve e farofa de bacon).
Para chegar é fácil, veja a dica: Saindo de Vitória, siga pela BR-101-Norte até o município de Fundão. Chegando lá, siga pela ES 164, por 28 Km de serra.