O ritmo do forró pauta o mês de julho no Espírito Santo. Na Vila de Itaúnas o pé-de-serra começa sábado, com o 16º Festival Nacional Forró de Itaúnas (Fenfit), no tradicional Bar Forró, localizado na vila.
Abrindo o evento, o pernambucano ícone da música nordestina, Alceu Valença, estreia na Vila de Itaúnas se apresentando com sucessos de seus mais de 40 anos de trajetória.
Para domingo, a atração nacional confirmada é a atriz de Velho Chico, a sanfoneira paraibana Lucy Alves que, recentemente, participou da segunda temporada do The Voice Brasil, conquistando milhares de brasileiros com sua música.
Tato, Dezinho, Alemão e Valdir, músicos que compõem o grupo Falamansa, revelado na Vila, estão confirmados para encerrar a festa.
Além dos shows que já fazem parte do evento, o festival oferece a oportunidade para os grupos iniciantes se apresentarem, serem reconhecidos e concorrerem a prêmios. São mais de 50 trios de forró de diversas partes do Brasil participarão, trazendo ainda mais pluralidade para o evento e ajudando a disseminar gênero forró pé-de-serra pelo país. Ceará, Pernambuco, Bahia, Goiânia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina são alguns dos 12 Estados que estarão representadas no Festival.
Além da excelente programação musical oferecida por atrações de renome, o Fenfit dá oportunidade a novos talentos de se apresentarem em um dos mais importantes palcos do forró pé-de-serra no Brasil e no mundo”, afirma Juliana Matos, organizadora do evento.
A competição é a única do gênero musical forró pé-de-serra realizada no país e objetiva estimular a produção musical incentivando a criação, a inovação e a renovação dentro do movimento “Forró de Itaúnas”, que há quase 30 anos vem preservando e divulgando suas raízes culturais e principalmente a música popular regional.
Turistas de todo Brasil e até internacionais são aguardados para lotar Itaúnas, localizada a 270 km de Vitória, e que abriga atrações que prometem encantar os visitantes, como as famosas dunas, formadas na década de 60 devido ao desmatamento, praias paradisíacas, ruas bucólicas, a centenária Igreja de São Sebastião e os bares e restaurantes com delícias da gastronomia local.
Histórico
O Festival Nacional Forró de Itaúnas surgiu em 2001, como incremento ao movimento forró pé-de-serra da década de 80. Ao longo dos anos, a pequena e pacata Vila de Itaúnas tornou-se palco para a revelação de grupos como Falamansa, Rastapé e Trio Virgulino, contribuindo também para a reapresentação de outros, tais como Trio Nordestino, os Três do Nordeste, Trio Juazeiro e Trio Sabiá.
Os visitantes começaram a vir atraídos pelo forró e também pelas belezas naturais locais. Assim, o boca-a-boca sempre foi a maior mídia do forró e, a partir dele, o movimento cresceu muito.
Realizado todos os anos pelo Bar Forró de Itaúnas, criado em 1985, o Fenfit começa às 23 horas e vai até o dia clarear. Na época do Festival, as bandas costumam finalizar a noite na ponte sobre o rio Itaúnas, com o Forró da Ponte.
Prêmiação
Para os vencedores dessa edição haverá premiação em dinheiro, assim como participação no CD e DVD do Fenfit – 16ª edição. E mais: especialmente nesta edição, os trios vencedores dos 1º e 2º lugares também receberão cartas-convites para participação no Forró Festival London 2017, como atrações na programação oficial.
Itaúnas: praias, dunas e forró.
A rústica e ensolarada Vila de Itaúnas está localizada no norte do Espírito Santo, a 270km de Vitória. Entre os atrativos do balneário estão as famosas dunas, formadas na década de 60 devido ao desmatamento, praias paradisíacas, ruas bucólicas, a centenária Igreja de São Sebastião, o folclore regional, os bares e restaurantes com delícias da gastronomia local.
A região é conta, ainda, com um Parque Estadual de Itaúnas, onde todo o ecossistema local (manguezais, riachos, dunas, mata atlântica e as praias) estão preservados, permitindo aos visitantes passeios por paisagens intocadas.
Completando a diversão está o contagiante ritmo ditado pela zabumba, triângulo e sanfona, que deu a vila o título de capital internacional do forró pé-de-serra.
Programação:
Sábado (16/07): Fogumano, Alceu Valença, Severo Gomes e Trio Juazeiro.
Domingo (17/07): Thiago Fred, Black do Acordeon e Alex Corrente, Lucy Alves, Kanaviá (SP), Trio Magujé (PR), Os Cangaceiros (BA), Os Fulanos (PB), Os 3 do Balanço (SP), Seu Quixote (RJ), Trio Maracá.
Segunda (18/07): Aluizio Cruz, Quarteto Catuaba – (SP), Raízes Forró Clube (BA), Chamego das XV e os 3 Xodó (SC), Lelei Jr (RJ), Na Base da Chinela (CE), Dareia (SP), Helinho Medeiros (PB), Trio Juazeiro DKS.
Terça (19/07): Trio Mafuá, Ari de Arimatéia (PE), Forró de Mesa (SP), Sarapatel com Pimenta (BA), CA Xaxado (SP), Os 4 (MG), Dilsinho Mederios (PB), Luciana Lima, Trio Nordestino.
Quarta (20/07): Cosme Vieira , Baião Novo (SP), Sudestino (SP), Fuá de Latada (PR), Rodrigo Araújo (GO), Carlim Alves (MG), Trio Estopim (RJ), Trio Xamego, Coisa de Zé.
Quinta (21/07): Edison Duarte, 1º Final do Fenfit, Dona Zefa, Marrom e Isaac do Acordeon.
Sexta (22/07): Os 3 do Nordeste , 2ª Final, Mestrinho, Trio Xamego.
Sábado (23/07): Severo Gomes, Vencedor do Fenfit, Falamansa, Dona Zefa.
Ficha Técnica
Festival Nacional Forró de Itaúnas
Data: 16 a 23 de Julho
Local: Bar Forró
Mais informações: www.forrodeitaunas.com