Categories: Divirta-se na Serra

Festival Nacional de Forró de Itaúnas começa sábado

Abrindo o evento, o pernambucano ícone da música nordestina, Alceu Valença, estreia na Vila de Itaúnas se apresentando com sucessos de seus mais de 40 anos de trajetória. Foto: Divulgação

O ritmo do forró pauta o mês de julho no Espírito Santo. Na Vila de Itaúnas o pé-de-serra começa sábado, com o 16º Festival Nacional Forró de Itaúnas (Fenfit), no tradicional Bar Forró, localizado na vila.

Abrindo o evento, o pernambucano ícone da música nordestina, Alceu Valença, estreia na Vila de Itaúnas se apresentando com sucessos de seus mais de 40 anos de trajetória.

Para domingo, a atração nacional confirmada é a atriz de Velho Chico, a sanfoneira paraibana Lucy Alves que, recentemente, participou da segunda temporada do The Voice Brasil, conquistando milhares de brasileiros com sua música.

Tato, Dezinho, Alemão e Valdir, músicos que compõem o grupo Falamansa, revelado na Vila, estão confirmados para encerrar a festa.

Além dos shows que já fazem parte do evento, o festival oferece a oportunidade para os grupos iniciantes se apresentarem, serem reconhecidos e concorrerem a prêmios. São mais de 50 trios de forró de diversas partes do Brasil participarão, trazendo ainda mais pluralidade para o evento e ajudando a disseminar gênero forró pé-de-serra pelo país. Ceará, Pernambuco, Bahia, Goiânia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina são alguns dos 12 Estados que estarão representadas no Festival.

Além da excelente programação musical oferecida por atrações de renome, o Fenfit dá oportunidade a novos talentos de se apresentarem em um dos mais importantes palcos do forró pé-de-serra no Brasil e no mundo”, afirma Juliana Matos, organizadora do evento.

A competição é a única do gênero musical forró pé-de-serra realizada no país e objetiva estimular a produção musical incentivando a criação, a inovação e a renovação dentro do movimento “Forró de Itaúnas”, que há quase 30 anos vem preservando e divulgando suas raízes culturais e principalmente a música popular regional.

Turistas de todo Brasil e até internacionais são aguardados para lotar Itaúnas, localizada a 270 km de Vitória, e que abriga atrações que prometem encantar os visitantes, como as famosas dunas, formadas na década de 60 devido ao desmatamento, praias paradisíacas, ruas bucólicas, a centenária Igreja de São Sebastião e os bares e restaurantes com delícias da gastronomia local.

Histórico

O Festival Nacional Forró de Itaúnas surgiu em 2001, como incremento ao movimento forró pé-de-serra da década de 80. Ao longo dos anos, a pequena e pacata Vila de Itaúnas tornou-se palco para a revelação de grupos como Falamansa, Rastapé e Trio Virgulino, contribuindo também para a reapresentação de outros, tais como Trio Nordestino, os Três do Nordeste, Trio Juazeiro e Trio Sabiá.

Os visitantes começaram a vir atraídos pelo forró e também pelas belezas naturais locais. Assim, o boca-a-boca sempre foi a maior mídia do forró e, a partir dele, o movimento cresceu muito.

Realizado todos os anos pelo Bar Forró de Itaúnas, criado em 1985, o Fenfit começa às 23 horas e vai até o dia clarear. Na época do Festival, as bandas costumam finalizar a noite na ponte sobre o rio Itaúnas, com o Forró da Ponte.

Prêmiação

Para os vencedores dessa edição haverá premiação em dinheiro, assim como participação no CD e DVD do Fenfit – 16ª edição. E mais: especialmente nesta edição, os trios vencedores dos 1º e 2º lugares também receberão cartas-convites para participação no Forró Festival London 2017, como atrações na programação oficial.

Itaúnas: praias, dunas e forró.

A rústica e ensolarada Vila de Itaúnas está localizada no norte do Espírito Santo, a 270km de Vitória. Entre os atrativos do balneário estão as famosas dunas, formadas na década de 60 devido ao desmatamento, praias paradisíacas, ruas bucólicas, a centenária Igreja de São Sebastião, o folclore regional, os bares e restaurantes com delícias da gastronomia local.

A região é conta, ainda, com um Parque Estadual de Itaúnas, onde todo o ecossistema local (manguezais, riachos, dunas, mata atlântica e as praias) estão preservados, permitindo aos visitantes passeios por paisagens intocadas.

Completando a diversão está o contagiante ritmo ditado pela zabumba, triângulo e sanfona, que deu a vila o título de capital internacional do forró pé-de-serra.

Programação:

Sábado (16/07): Fogumano, Alceu Valença, Severo Gomes e Trio Juazeiro.

Domingo (17/07): Thiago Fred, Black do Acordeon e Alex Corrente, Lucy Alves, Kanaviá (SP), Trio Magujé (PR), Os Cangaceiros (BA), Os Fulanos (PB), Os 3 do Balanço (SP), Seu Quixote (RJ), Trio Maracá.

Segunda (18/07): Aluizio Cruz, Quarteto Catuaba – (SP), Raízes Forró Clube (BA), Chamego das XV e os 3 Xodó (SC), Lelei Jr (RJ), Na Base da Chinela (CE), Dareia (SP), Helinho Medeiros (PB), Trio Juazeiro DKS.

Terça (19/07): Trio Mafuá, Ari de Arimatéia (PE), Forró de Mesa (SP), Sarapatel com Pimenta (BA), CA Xaxado (SP), Os 4 (MG), Dilsinho Mederios (PB), Luciana Lima, Trio Nordestino.

Quarta (20/07):  Cosme Vieira , Baião Novo (SP), Sudestino (SP), Fuá de Latada (PR), Rodrigo Araújo (GO), Carlim Alves (MG), Trio Estopim (RJ), Trio Xamego, Coisa de Zé.

Quinta (21/07): Edison Duarte, 1º Final do Fenfit, Dona Zefa, Marrom e Isaac do Acordeon.

Sexta (22/07): Os 3 do Nordeste ,  2ª Final, Mestrinho, Trio Xamego.

Sábado (23/07): Severo Gomes, Vencedor do Fenfit, Falamansa, Dona Zefa.

Ficha Técnica

Festival Nacional Forró de Itaúnas

Data: 16 a 23 de Julho

Local: Bar Forró

Mais informações: www.forrodeitaunas.com 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

24 horas atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

24 horas atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

1 dia atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

1 dia atrás

Especialista ensina como cuidar da pele em diferentes fases da vida

Cuidados com a pele/ Divulgação As peles adolescentes, adultas e maduras precisam de cuidados de acordo com a necessidade de…

2 dias atrás

Setembro tem Remember Serra Bela com shows de Blacksete e 80A+

a Blacksete, referência capixaba há mais de 20 anos, é conhecida por apresentar os hits mais badalados da era disco…

2 dias atrás