
As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Feu Rosa, na Serra, já têm data para começar. O prefeito Weverson Meireles (PDT) vai assinar, nesta terça-feira (17), a ordem de serviço que autoriza o início da construção. A prefeitura e o governo federal irão investir R$ 8,7 milhões.
De acordo com a Prefeitura da Serra, a obra deve ser entregue em 360 dias. Apesar disso, mesmo com o novo posto de saúde, a atual unidade regional vai continuar funcionando.
A prefeitura vai construir a nova unidade em um terreno de mais de 3 mil metros quadrados, com 1.025,84 m² de área construída. Dessa maneira, o projeto contribui para ampliar e fortalecer a rede municipal de saúde, ao oferecer uma infraestrutura moderna, acessível e planejada para garantir acolhimento, conforto e agilidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, a nova UBS será referência em qualidade estrutural e eficiência. “A construção da nova Unidade de Saúde de Feu Rosa demonstra o compromisso da gestão em melhorar o atendimento de saúde. É um projeto moderno, pensado para acolher bem as pessoas, cuidar da saúde e facilitar o acesso aos serviços. Essa obra vai trazer mais qualidade de vida para quem mora na região”, destacou.
Unidades de saúde da Serra
Por sua vez, o secretário de Saúde da Serra, Diogo Cosme, celebrou a iniciativa e reforçou o papel estratégico da nova unidade.
“É importante entender a Unidade de Saúde como uma via de acesso a direitos para o serrano. É através da saúde básica que o cidadão consegue primeiro perceber o vínculo de responsabilidade que o município tem com ele. Temos hoje 39 Unidades de Saúde que levam atendimento, serviços e bem-estar a milhares de pessoas e ampliar isso é se comprometer com o povo da Serra”, disse o secretário ao Jornal Tempo Novo.
Nova unidade de saúde de Feu Rosa
A UBS de Feu Rosa contará com recepção, área de espera e dez consultórios médicos. Oito destinados a clínicos gerais e dois voltados para atendimentos ginecológicos. Além disso, o projeto inclui ainda salas de curativos, medicação, vacinação, escovação, nebulização, coleta, atendimento social e classificação de risco. Como complemento, a unidade terá um consultório odontológico coletivo com área de esterilização.
Para garantir um atendimento completo, a estrutura também abrigará uma farmácia, sala de Raio-X, setor administrativo, sala de TI e sanitários adaptados para todos os públicos, incluindo fraldário e banheiros acessíveis.
Além disso, o projeto contempla um subsolo com espaços complementares, como copa, almoxarifado, sanitários, salas para agentes comunitários de saúde, consultório do Programa de Reabilitação e Orientação do Exercício Físico (PROEF), auditório com 76 lugares, depósito e áreas técnicas. Para assegurar a acessibilidade total aos ambientes, a unidade contará com escadas e plataforma elevatória.
Dessa forma, com a nova estrutura, a Prefeitura da Serra reforça o compromisso com a expansão da atenção primária e com a melhoria dos serviços prestados à população de Feu Rosa e região.