smobile
[secondary_title]

Como fica o direito da gestante a um acompanhante no momento do parto durante a pandemia

- PUBLICIDADE-

O direito a um acompanhante durante o parto é garantido pela lei federal nº 11.108 de 2005 (lei do acompanhante), que alterou a lei nº 8.080/1990, garantindo também acompanhamento durante todo o período de trabalho de parto e no pós-parto.

Foi acrescido o Capítulo VII “Do Subsistema de Acompanhamento durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato”, e o artigo 19-J:

Art. 19-J. Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde – SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

  • 1º O acompanhante de que trata o caput deste artigo será indicado pela parturiente.
  • 2º As ações destinadas a viabilizar o pleno exercício dos direitos de que trata este artigo constarão do regulamento da lei, a ser elaborado pelo órgão competente do Poder Executivo.

Apesar de ser um direito garantido à gestante desde 2005, surge o questionamento sobre como, e se, tal direito é compatível com as regras de isolamento e distanciamento social.

Vale ressaltar que aqui no município de Serra encontram-se as maiores unidades de referência para o tratamento da covid-19, estando os hospitais Jaime dos Santos Neves, Dório Silva e a UPA de Castelândia quase que totalmente voltadas para esse fim.

Assim, não é descabido o questionamento sobre a manutenção de um direito a acompanhante que pode ser percebido, por muitos, como não essencial, quando se busca por todos os meios minimizar o fluxo de pessoas em toda parte, especialmente dentro das unidades de saúde.

Neste sentido, no começo da quarentena, várias foram as unidades de saúde que mitigaram a participação de acompanhantes nas salas de parto, sendo que em meados de março, a Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (SOGIMIG), por exemplo, soltou nota orientando a restrição de doulas e demais acompanhantes, estimulando a participação virtual.

Já a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, enviou recomendação para que os municípios fluminenses garantam o direito a acompanhante durante o parto e demais etapas de parto e pós-parto.

Diz a recomendação que:

“É fundamental compatibilizar as medidas de restrição, para evitar a propagação do coronavírus, aos princípios da humanização do parto e do nascimento, preservando os direitos das gestantes e a sua autonomia de vontade no momento do parto. Por ora, não há recomendação técnica que flexibilize o direito da gestante ao acompanhamento durante o parto e pós-parto”.

O Poder Judiciário foi chamado a se manifestar sobre o tema, tendo o Tribunal de Justiça de Mato grosso do Sul, na pessoa do Desembargador Relator Alexandre Bastos reformado decisão de 1ª instância, garantindo o referido direito em caso julgado em maio de 2020.

Assim, vem sendo consolidado o entendimento jurisprudencial que é possível a participação de acompanhante em todas as fases do parto com as devidas cautelas. Embora haja discordâncias pontuais em alguns estados e municípios, por conta das diferenças entre notas técnicas que discordam do Ministério da Saúde.

 

Comunicados – 05/02/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 05-02-2025 - 2ª ediçãoBaixar

Extrabom de Jacaraípe lança ação de verão em parceria com Elma Chips e Amstel

O supermercado Extrabom iniciou uma nova ação voltada para o público que frequenta a orla de Jacaraípe durante o verão. Em parceria com as...

Serra anuncia uniformes e kits de material escolar para todos os 65 mil alunos

O ano letivo de 2025 começou nesta quarta-feira (5) para os estudantes da rede municipal da Serra, e a prefeitura anunciou que todos os...

Comunicados – 05/02/2025

publicidade legal - 05-02-2025Baixar

Motociclista escapa por pouco da morte ao ser atropelado por carreta na Serra

Um motociclista escapou por pouco de um acidente grave ao ser atropelado por uma carreta na BR-101, na altura de Carapina, na Serra. O...

Jovem é detido suspeito de agredir e estuprar ex-namorada de 16 anos na Serra

Na noite de segunda-feira (03), um adolescente de 17 anos foi detido pela Polícia Militar após suspeita de agressão e estupro contra a ex-namorada,...

Três Marias: trilha e pôr do sol a 600 metros de altitude na Serra neste sábado (8)

Se você gosta de natureza e aventura, neste sábado (8) acontece uma subida especial para assistir ao belíssimo pôr do sol do alto dos...

Outback abre vagas de emprego para sua nova loja na Serra

A rede de restaurantes Outback Steakhouse está ampliando sua atuação no Espírito Santo e, para isso, abriu 77 vagas de emprego em sua nova...

‘Nova oposição’ na Serra ameaça espaço ocupado por Pablo Muribeca

Embora tenha perdido a eleição para prefeito em 2024, Pablo Muribeca (Republicanos) teve um desempenho relativamente bom, chegando ao segundo turno e conquistando pouco...
...