[secondary_title]

Como fica o direito da gestante a um acompanhante no momento do parto durante a pandemia

- PUBLICIDADE-

O direito a um acompanhante durante o parto é garantido pela lei federal nº 11.108 de 2005 (lei do acompanhante), que alterou a lei nº 8.080/1990, garantindo também acompanhamento durante todo o período de trabalho de parto e no pós-parto.

Foi acrescido o Capítulo VII “Do Subsistema de Acompanhamento durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato”, e o artigo 19-J:

Art. 19-J. Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde – SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

  • 1º O acompanhante de que trata o caput deste artigo será indicado pela parturiente.
  • 2º As ações destinadas a viabilizar o pleno exercício dos direitos de que trata este artigo constarão do regulamento da lei, a ser elaborado pelo órgão competente do Poder Executivo.

Apesar de ser um direito garantido à gestante desde 2005, surge o questionamento sobre como, e se, tal direito é compatível com as regras de isolamento e distanciamento social.

Vale ressaltar que aqui no município de Serra encontram-se as maiores unidades de referência para o tratamento da covid-19, estando os hospitais Jaime dos Santos Neves, Dório Silva e a UPA de Castelândia quase que totalmente voltadas para esse fim.

Assim, não é descabido o questionamento sobre a manutenção de um direito a acompanhante que pode ser percebido, por muitos, como não essencial, quando se busca por todos os meios minimizar o fluxo de pessoas em toda parte, especialmente dentro das unidades de saúde.

Neste sentido, no começo da quarentena, várias foram as unidades de saúde que mitigaram a participação de acompanhantes nas salas de parto, sendo que em meados de março, a Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (SOGIMIG), por exemplo, soltou nota orientando a restrição de doulas e demais acompanhantes, estimulando a participação virtual.

Já a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, enviou recomendação para que os municípios fluminenses garantam o direito a acompanhante durante o parto e demais etapas de parto e pós-parto.

Diz a recomendação que:

“É fundamental compatibilizar as medidas de restrição, para evitar a propagação do coronavírus, aos princípios da humanização do parto e do nascimento, preservando os direitos das gestantes e a sua autonomia de vontade no momento do parto. Por ora, não há recomendação técnica que flexibilize o direito da gestante ao acompanhamento durante o parto e pós-parto”.

O Poder Judiciário foi chamado a se manifestar sobre o tema, tendo o Tribunal de Justiça de Mato grosso do Sul, na pessoa do Desembargador Relator Alexandre Bastos reformado decisão de 1ª instância, garantindo o referido direito em caso julgado em maio de 2020.

Assim, vem sendo consolidado o entendimento jurisprudencial que é possível a participação de acompanhante em todas as fases do parto com as devidas cautelas. Embora haja discordâncias pontuais em alguns estados e municípios, por conta das diferenças entre notas técnicas que discordam do Ministério da Saúde.

 

Comunicado – 19/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 19-11-2024 - 2ª ediçãoBaixar

Os impactos da escala 6×1 na saúde mental dos trabalhadores

Por Nilson Sant'Ana Aliprandi Nos últimos anos, a escala 6x1 tem sido cada vez mais adotada em diversas empresas, especialmente em áreas como serviços e...

Vereadores eleitos da Serra destacam estabilidade política e declaram voto em Saulinho para presidente da Câmara

Se não houver desistências ou traições, o vereador Saulinho da Academia (PDT) deve ser reeleito presidente da Câmara da Serra. Até o momento, 15...

Vale abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade; se inscreva

A mineradora Vale abriu novas vagas de emprego para contratação imediata em várias cidades do país. As oportunidades contemplam uma ampla gama de cargos...

Bares da Serra preparam agenda especial para a véspera de feriado da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695. Este...

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700

O Governo do Estado anunciou abertura de um novo concurso público com 600 vagas de nível médio. O edital vai ofertar remuneração inicial de...

Dia da Consciência Negra terá programação especial nas Ruínas do Queimado, na Serra

Nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, a Serra será palco de uma programação especial nas Ruínas do Queimado, local que simboliza a maior...

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona na Serra

Nesta quarta-feira (20), o Brasil celebra Dia da Consciência Negra, pela primeira vez como feriado nacional. Com isso, órgãos públicos, shoppings e comércios de...

Prêmio Equilibrista 2024 traz nova categoria e será no próximo dia 27

O Prêmio Equilibrista, promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (Ibef-ES), chega à sua 30ª edição como um dos eventos...
...